NEIM Orlandina Cordeiro comemora 40 anos de história


O Núcleo de Educação Infantil Municipal  de Florianópolis  Orlandina Cordeiro, no Saco Grande,  está em festa! Além de comemorar o aniversário de 349 anos de Florianópolis, a unidade , ligada à  Secretaria de Educação de Florianópolis  está completando 40 anos de fundação.

Para tanto, planejou um mês cheio de atividades com o tema “Florianópolis”,  para ensinar aos pequenos sobre a cultura ‘manezinha’ e as belezas da Ilha da Magia.

As crianças de 5 e 6 anos,  do grupo infantil 6/5B,  trabalharam com a professora Elda Lucia Martendal a cultura das rendeiras. Eles receberam a visita da rendeira Ilma da Luz Dias, de 73 anos, para mostrar sua especialidade. 

Dona Ilma explicou sobre a renda de bilro, os materiais utilizados, a técnica usada, os movimentos das mãos, as músicas entoadas pelas rendeiras, chamada de ratoeira, entre outras coisas.

De acordo com a professora Elda, o objetivo da atividade foi proporcionar à criançada um momento de observação da cultura açoriana, renda de bilro, e confecção dos materiais usados para fazer a renda. “Elas ficaram muito animadas. Até experimentaram alguns movimentos de rendar”.

 

 

 

UNIDADE SURGIU NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1980

Desde março  de 1982, o Núcleo de Educação Infantil Municipal Orlandina Cordeiro atende crianças de 4 meses a 6 anos.

Recebeu esse nome como homenagem à mãe do prefeito de Florianópolis Francisco de Assis Cordeiro (1979 -1983).

Nesses 40 anos vem construindo sua história e contribuindo para mudar a vida de crianças, famílias e profissionais que já passaram por ele.

Desde sua criação, recebeu duas ampliações e a construção de uma rampa de acessibilidade.

Atualmente o Núcleo de Educação Infantil Municipal Orlandina Cordeiro contempla 292 crianças, contando com 61 profissionais. 

galeria de imagens


Comente com o Facebook