16.3 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoJoinvilleMuseu Arqueológico de Sambaqui de Joinville é reaberto para o público

Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville é reaberto para o público


A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), reabriu mais um espaço cultural e turístico nesta terça-feira (22). A cerimônia simbólica no Museu Arqueológico de Sambaqui contou com a apresentação da musicista Fabrícia Piva.

“A reabertura ao público, após dois anos, representa a retomada de uma das principais frentes de atuação do museu e pela qual é internacionalmente conhecido: a comunicação, mediação e interação entre as sociedades do presente e os primeiros grupos humanos que ocuparam a nossa região há mais ou menos 10 mil anos. É de uma imensa alegria ter novamente este espaço aberto às pessoas”, pontua o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Guilherme Gassenferth.

Os visitantes podem prestigiar a exposição “Acervos do Museu Sambaqui: Coisas a olhar”. A proposta apresenta uma mostra da diversidade de acervos e parte das coleções que estão sob a guarda do museu. No átrio do prédio, o público confere a mostra “Sambaquis: montes de conchas, montes de história”.

“Um riquíssimo material que faz parte de um total de, mais ou menos, 100 mil peças, além dos acervos in situ, que são 41 sítios arqueológicos distribuídos pelo território de Joinville”, destaca Roberta Meyer, gerente de Patrimônio e Museus da Secult.

Em paralelo à reabertura, segue o projeto Sambaqui Cubatão I, proposta de educação patrimonial que nessa edição da pesquisa se destina à formação de professores da rede pública e profissionais da Secretaria de Cultura e Turismo como multiplicadores da ação.

Este é um projeto inédito em que pesquisadores encontraram materiais em raro estado de conservação em Sambaqui de Joinville. Um dos objetivos é formar uma coleção significativa desse sítio para pesquisas atuais e futuras. Todo o material será reunido, interpretado e levado para o Museu de Sambaqui, devidamente catalogado e armazenado.

História do Museu Arqueológico de Sambaqui

Abriu ao público no ano de 1972, para abrigar a coleção arqueológica do arqueólogo Guilherme Tiburtius. Ao longo dos quase 50 anos, o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville vem se destacando nas áreas de pesquisa, comunicação e conservação dos acervos arqueológicos.

A visitação ao museu está aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Também retornaram os agendamentos em grupos, que devem ser feitos pelo telefone 3433-0114. A entrada é gratuita.

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!