- PUBLICIDADE GOOGLE-

Dia Mundial da Água: Pedágio sustentável e de conscientização marca a data em Balneário Camboriú


Um pedágio sustentável para recolher óleo de cozinha usado – um dos principais vilões para a contaminação das águas – promovido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) nesta terça-feira (22), marcou o Dia Mundial da Água em Balneário Camboriú. Além de receber o item, a iniciativa teve como objetivo conscientizar e chamar atenção da população, com a entrega de material informativo sobre a responsabilidade de cada cidadão na preservação e cuidado com a água.

Continua após o anúncio

Durante a ação, realizada no semáforo em frente à Prefeitura (cruzamento Av. Martin Luther e Rua Dinamarca), o Jacamasa mascote da Emasa, junto com a equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) e do Programa Terra Limpa da Secretaria do Meio Ambiente, entregaram “kits sustentáveis” com canudo reutilizável, copo de água e material informativo. “Mais do que recolher esse óleo usado, que é sim muito prejudicial, pois um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, essa ação quis chamar atenção para o objetivo desse dia, que passa despercebido por tantas pessoas. Por isso, queremos conscientizar hoje sobre o cuidado com a água desde o uso consciente até os seus poluentes, para gerar atitudes positivas em todos os outros dias do ano”, ressaltou um dos organizadores e responsável pelo PEA, Hilário Zornitta.

Segundo Hilário, durante a semana do Dia da Água até o próximo sábado (26), quem levar o seu óleo usado no contentor que fica na sede da Emasa (Quarta Avenida, 250, Centro) ou na Secretaria do Meio Ambiente (6ª Avenida, s/n, final Rua Angelina, Bairro dos Municípios), também vai receber como recompensa um kit sustentável. “Esse contentor para recolhimento de óleo usado, fica na Emasa, SEMAM e em nos outros órgãos públicos e escolas durante todo o ano, então as pessoas podem levar nesses pontos a qualquer momento”, informou a educadora ambiental do Programa Terra Limpa, Viviane Ordones. Todo óleo arrecadado é destinado às cooperativas, para utilizarem na produção de sabão.

Continua após o anuncio

Programas e ações da Emasa

Todos sabemos que a água é primordial para a sobrevivência de todas as espécies. Mas, apenas 2,4% da água disponível no Planeta Terra é doce, e como as calotas polares e geleiras representam 2,08%, somente 0,02% pode ser consumida. Desta forma, é imprescindível que seja usada com responsabilidade, e isso inclui ações e atitudes do poder púbico e sociedade. Com foco na bacia hidrográfica do Rio Camboriú, fonte que abastece mais de 200 mil pessoas das cidades de Balneário Camboriú e Camboriú, a Emasa destaca alguns programas e ações para a preservação dos recursos hídricos.

Continua após o anúncio

Por meio dos programas e projetos: Produtor de Água do Rio Camboriú, JACAMASA e o Se Liga na Rede – são desenvolvidas ações contínuas de conscientização ambiental; conservação dos mananciais, recuperação e preservação de áreas naturais; e a fiscalização para eliminar os esgotos clandestinos e garantir água de qualidade à população.

“Com os programas, ações e as obras de melhorias e modernização, e todo trabalhos dos técnicos, a Emasa têm a responsabilidade e o compromisso de fornecer água tratada e coletar e tratar esgotos sanitários. Com cobertura de rede de água em todos os bairros e sendo a cidade mais saneada do Estado, buscamos promover saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Mas, sabemos que, em conjunto com a cidade vizinha Camboriú, precisamos avançar para solução definitiva da situação hídrica e de saneamento do Rio Camboriú”, disse o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Produtor de Água do Rio Camboriú

O Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado EMASA em 2009, inspirado no Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. Atualmente, conta com 26 propriedades participantes, com a inserção de 1.148 hectares de área conservada e 71ha em processo de restauração.

Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA

O Programa de Educação Ambiental (PEA), desenvolvido em parceria com o Programa Terra Limpa da SEMAM, possui o mascote JACAMASA, um jacaré-de-papo-amarelo. O objetivo é conscientizar as pessoas, principalmente crianças a respeito de práticas sustentáveis e a importância de preservar a água e o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário.

Programa Se Liga na Rede

O Programa Se Liga na Rede que chega a cerca de 80 mil vistorias, atua na fiscalização das ligações hidrossanitárias dos imóveis, evitando que as contribuições clandestinas sejam despejadas em rios ou córregos e contaminem a água.

Qualidade da água e uso consciente

Para garantir que a água captada no Rio Camboriú chegue aos consumidores com qualidade, ela percorre um longo caminho durante o tratamento, seguindo todas as determinações de acordo com padrões de qualidade e potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Mas, os consumidores também possuem responsabilidades, tanto no armazenamento da água, sendo recomendado possuir caixa d’água adequada ao número de pessoas residentes no imóvel e limpeza periódica a cada seis meses, como no uso consciente e racional da água.


EMASA
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Renata Furlanetto

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais