- PUBLICIDADE GOOGLE-

Alunos de escolas municipais de Joinville participam de etapa estadual de torneio internacional de robótica


Nos dias 25 e 26 de março, alunos de 10 a 15 anos da Rede Municipal de Ensino de Joinville participarão da etapa regional da First Lego League (FLL), competição internacional de robótica que incentiva jovens a celebrarem a ciência e a tecnologia a partir de desafios baseados no mundo real. São 51 alunos, divididos em nove equipes, de oito escolas municipais, que viajarão para Criciúma, no Sul do Estado, para participarem presencialmente da competição.

Continua após o anúncio

Cerca de 240 estudantes de Santa Catarina devem competir nesta etapa, enquanto outros 15 Estados brasileiros também realizam seus torneios entre março e abril. As equipes que conquistarem as melhores notas na fase regional irão para a fase nacional, e os vencedores da competição nacional garantem vagas nas disputas internacionais da FLL, que ocorrem a partir de agosto.

Esta temporada, batizada de Cargo Connect, desafia os competidores a explorarem o futuro do transporte. Cada equipe buscou problemas relacionados à logística para desenvolverem pesquisas por soluções a partir de estudos e de entrevistas com especialistas.

Continua após o anuncio

Entre os alunos das escolas de Joinville foram idealizadas, por exemplo, ferramentas para colaborar na logística dos caminhões que acessam o Porto de São Francisco do Sul e aplicativos para facilitar a entrega de pacotes em compras on-line.

Além disso, as equipes trabalharam na construção de robôs desde o terceiro trimestre de 2021, orientados por monitores – papel assumido por professores responsáveis pelo Projeto Integrador Multidisciplinar nas escolas – e na programação de seus robôs para que realizem diferentes tarefas.

Continua após o anúncio

“Nossa expectativa é que, mais do que aprender sobre programação, eles também experimentem este processo de aprendizagem colaborativa, por meio das pesquisas e trocas de conhecimento com os colegas e com os professores. Ter a oportunidade de participar de uma competição como a FLL, que envolve estudantes de mais de 20 países, amplia a visão de mundo e, com certeza, será uma experiência que fará a diferença na vida destas crianças e adolescentes”, afirma o secretário municipal de Educação, Diego Calegari.

Programa incentiva a participação feminina na ciência

Entre os 51 alunos de Joinville que participarão da FLL em Criciúma, 26 são meninas. A representatividade feminina cresceu e tem um bom motivo: das 9 equipes, uma é formada exclusivamente por meninas. São 10 alunas da Escola Municipal Padre Valente Simioni, do bairro Iririú.

A escola foi uma das 25 contempladas no país pelo programa EstroGênias – Meninas na Ciência, programa criado pelo Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação em parceria com o micro:bit, com a LEGO Education, com a First LEGO League e com a Disney. O objetivo é incentivar a participação das jovens nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática e mostrar que mulheres também podem ser programadoras, cientistas e matemáticas.

“Eu achava que programação era muito difícil, que não era para mim. Entrei para a equipe de robótica no ano passado e eu sentia que minha opinião não era tão valorizada quanto a dos meninos. Agora somos só meninas e todas têm participação igual no grupo”, afirma Emily de Jesus Estevão, aluna do 9º ano.

A escola da Rede Municipal de Joinville foi a única do Estado a ser selecionada pelo programa. Além de receber materiais didáticos para as aulas de programação, como as peças para construção do robô, a placa BBC micro:bit e o dispositivo para programação, também houve formação das professoras da unidade.

Como contrapartida, a unidade precisava garantir a presença da equipe exclusivamente feminina na First Lego League 2022. A missão será cumprida com a viagem da equipe para o torneio em Criciúma no fim desta semana.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais