- PUBLICIDADE GOOGLE-

Projeto de humanização no cuidado das crianças evita sedação no Hospital Infantil Joana de Gusmão


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News 

Continua após o anúncio

Um projeto feito para crianças de 2 até 11 anos, chamado Brinquedo Terapêutico Instrucional, tem se mostrado efetivo a ponto de evitar sedação para crianças prestes a realizar algum exame no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. O BTI, como é chamado, utiliza brinquedos para driblar a ansiedade e o medo ocasionados por procedimentos médicos e de enfermagem. Seu lema? Educar-brincar-cuidar. 

São cerca de mil procedimentos mensais no setor de diagnóstico por imagem da unidade hospitalar da capital. Cerca de 50% desses exames já são executados sem auxílio de medicação, em razão do tratamento humanizado. 

Continua após o anuncio

Quem não passou por uma situação em que uma criança chorava ao ver uma agulha, precisava passar por um procedimento invasivo ou fazer um exame? Essa é uma realidade de muitos pais, que encontram uma diferença significativa no Joana de Gusmão, descreve a enfermeira Renata Celidônio Machado, coordenadora do setor de diagnóstico por imagem. 

“Muitas dessas crianças observam um tomógrafo ou um raio-x pela primeira vez. Elas só vão ter a ideia na hora de realizar o exame. Tentamos criar uma atmosfera lúdica, desde os jalecos coloridos até a demonstração dos procedimentos. E isso dá resultado! Algumas crianças, na hora da tomografia, necessitavam de sedação, mas isso vem diminuindo significativamente com o Brinquedo Terapêutico. Também existe uma clara redução do stress e compreensão por parte da criança e família”, aponta Machado. 

Continua após o anúncio

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, enfermeira Juliana Homem da Luz, lembra de inúmeros casos de pais curiosos após a criança não chorar ou ficar irritada durante o procedimento. “Cada um tem seu tempo. Algumas que repetiam algum exame já chegavam perguntando se a boneca ainda estava lá. O cuidado fundamentado no BTI é muito importante, principalmente para crianças que passam pelo processo de saúde-doença e hospitalização muitas vezes considerado ameaçador”, apontou. 

O projeto acontece desde 2011 de forma individual, mas foi ganhando espaço e colaboradores, a partir de 2021, com o apoio da Direção, da Gerência de Enfermagem e da Chefia Médica do setor de diagnóstico por imagem, tornando-se referência de cuidado ao paciente pediátrico. O programa é constituído por multiprofissionais do setor de diagnóstico por imagem; enfermeiras das unidades de internação, o serviço de pedagogia hospitalar e psicologia; professoras e acadêmicas de graduação em enfermagem, disciplina de pediatria da Universidade Federal de Santa Catarina.

“A linguagem da criança é o brincar. Esse tipo de ação nos permite vencer barreiras, pois brincar não tem contraindicação”, conclui Juliana.

Mais informações para a imprensa:
Andrey Lehnemann
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde – SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99628-1141
E-mail: [email protected]
Site: portalses.saude.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais