- PUBLICIDADE GOOGLE-

Programa Melhorias na Educação foca na alfabetização dos alunos das séries iniciais do Fundamental


Com o objetivo central de fortalecer as secretarias de educação para que elas possam garantir acesso, permanência e aprendizado igualitário para todas as crianças, adolescentes e jovens dos municípios, o Programa Melhorias na Educação inicia este ano sua atuação nas cidades da Região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI. O Programa é uma iniciativa do Itaú Social, com o desenvolvimento técnico do Instituto Avisa Lá. Estão participando os municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Camboriú, Luiz Alves, Penha, Ilhota, Bombinhas e Porto Belo. O Programa segue até 2024, com encontros presencial e à distância. Nos encontros presenciais os municípios serão separados por polos. Na última semana Balneário Camboriú sediou o encontro dos municípios de Camboriú, Bombinhas e Porto Belo.

Continua após o anúncio

O primeiro passo para o Programa é o planejamento estratégico da Secretaria, para que ela possa identificar as áreas em que são necessárias mais intervenções para garantia o aprendizado de seus alunos. Feito isso as ações são iniciadas juntamente com uma rede de parceiros. Como o Programa está sendo desenvolvido em conjunto com os municípios da Amfri, as reuniões da semana passada serviram para alinhar as ações voltadas para a qualificação dos processos de alfabetização de estudantes de 4 a 7 anos em mais de 50 unidades escolares das redes municipais de ensino dos municípios da Associação. A região terá esse apoio técnico até 2024.

Umas das etapas do Edital Melhoria da Educação é justamente o Planejamento Estratégico, com objetivo de identificar em qual área é necessário o apoio técnico. O grupo escolheu o apoio nos processos de alfabetização.
A Coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social, Cláudia Petri, destaca que o apoio envolve processos formativos dos profissionais a partir da implementação de tecnologias educacionais e metodologias que auxiliarão a enfrentar os problemas identificados pelo planejamento estratégico. “O trabalho até 2024 inclui a formação dos gestores escolares, das equipes técnicas das Secretarias e chegando aos professores. É claro que o planejamento é flexível; estamos iniciando com alfabetização, mas outras questões poderão ser apresentadas. A parceria tem sido extremamente potente”, destaca.

Continua após o anuncio

Para a secretária da Educação de Balneário Camboriú, Marilene Cardoso, “a formação continuada é uma reflexão da prática pedagógica, que contribui demasiadamente na melhoria da qualidade da educação”.

_________________________

Continua após o anúncio

Secretaria da Educação

(47) 3363-7144

Diretoria de Comunicação

Jornalista: Alexandra Gonzalez Santos

Fotos: Divulgação

(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br        

   

www.instagram.com/prefeituradebc    

  

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais