- PUBLICIDADE GOOGLE-

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Emasa promove pedágio solidário para entrega de óleo usado


Muito se fala do cuidado e preservação da água – desde as ações para a conservação das nascentes dos rios, até o consumo consciente de cada cidadão. Mas, também precisamos ficar atentos a um dos maiores vilões para a contaminação das águas: o óleo de cozinha – já que 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. E com a intenção de chamar atenção para essa problemática, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), promove nesta terça-feira (22) – Dia Mundial da Água, um pedágio diferente para recolher óleo de cozinha usado.

Continua após o anúncio

A ação realizada pela equipe do Programa de Educação Ambiental PEA – Jacamasa em parceria com o Programa Terra Limpa da Secretaria do Meio Ambiente, será das 13h30 às 16h, no semáforo em frente à Prefeitura de Balneário Camboriú (cruzamento Av. Martin Luther e Rua Dinamarca). “Lá nesse pedágio um pouco diferente dos convencionais, a comunidade poderá levar o óleo usado armazenado adequadamente, e em troca, vai receber do nosso mascote Jacamasa uma recompensa sustentável”, menciona um dos organizadores da ação e responsável pelo PEA, Hilário Zornitta.

Durante toda essa semana do Dia da Água, também terá um contentor para recolhimento de óleo de cozinha na sede da Emasa, localizada na Quarta Avenida, 250, Centro. Quem levar o seu óleo usado lá, também vai receber como recompensa um kit sustentável. Todo óleo arrecadado nessa ação, será destinado às cooperativas, para utilizarem na produção de sabão. Em caso de forte chuva o pedágio pode ser cancelado.

Continua após o anuncio

Saiba como armazenar e coletar o óleo usado em casa:

Após utilizar o óleo, deixe esfriar por pelo menos 30 minutos. Com a ajuda de um funil, coloque o material em uma garrafa de plástico e feche bem para evitar vazamentos, odores e insetos. Quando armazenar uma boa quantidade, leve as garrafas a um ponto de coleta.

Continua após o anúncio

Sobre o PEA JACAMASA

O Programa de Educação Ambiental (PEA) JACAMASA – desenvolvido em parceria com o Programa Terra Limpa, da SEMAM e Secretaria de Educação, foi criado com o intuito de promover a sensibilização da população de Balneário Camboriú, quanto ao papel de cada ator social na preservação da qualidade e da quantidade de água dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú. E ainda, a respeito de práticas sustentáveis e a importância de preservar a água e o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário. O projeto visa alcançar diferentes públicos-alvo, desde professores; colaboradores internos; alunos de cursos técnicos ou superior na área ambiental; alunos do ensino fundamental e infantil; e as famílias como um todo.


EMASA
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Divulgação Emasa

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais