- PUBLICIDADE GOOGLE-

Com investimento de R$ 110 milhões, Carlos Moisés autoriza licitação para construção da barragem de Botuverá


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News 

Continua após o anúncio

Santa Catarina vai contar com um reforço importante para garantir mais segurança no abastecimento de água e proteção a desastres naturais como as enchentes. Com um investimento de aproximadamente R$ 110 milhões, o governador Carlos Moisés lançou nesta quinta-feira, 17, o edital de licitação para a construção da Barragem de Botuverá. A obra, que faz parte do Planejamento Hídrico do Estado de Santa Catarina, beneficiará os municípios de Botuverá, Brusque, Itajaí e Balneário Camboriú.

“Essa é mais uma obra histórica que estamos tirando do papel. É resultado do trabalho de gestão eficiente que garante recursos para atender demandas como esta. Colocar fim na espera pela obra é garantir um futuro com mais segurança e qualidade de vida para a população de toda essa região”, frisa o governador Carlos Moisés.

Continua após o anuncio

A barragem de Botuverá será estratégica no que se refere à segurança do abastecimento dos municípios da região. A capacidade da estrutura é para um volume acumulado de água de 15,7 hm³, atendendo a uma população de cerca de 1.410.000 habitantes. Outra função importante da barragem será atuar na contenção das cheias no Vale do Itajaí.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

Para o prefeito de Botuverá, Alcir Merizio, a tarde desta quinta-feira, 17, representa muito para o município e para a região. “Essa obra, aguardada há tanto tempo, representa a luta de pessoas que lutaram a vida toda para construir suas casas, e, muitas vezes, da noite para o dia, viram a água levar tudo. A barragem vai trazer, acima de tudo, proteção para as famílias”, discursa.

A obra 

A estrutura terá comprimento total de 138 metros, 36 metros de altura e uma área inundada de 113 hectares. Além da construção da estrutura da barragem, o projeto prevê melhorias no sistema viário, com a implantação de novas estradas, e também ampliação da rede elétrica, com redes adicionais de suprimentos e uma subestação transformadora. O prazo de execução da obra é de 24 meses. 

“Esse é mais um passo que o Governo de Santa Catarina e a Casan dão para garantir mais investimentos para segurança hídrica no estado. A barragem será mais uma alternativa para fornecer água nos próximos anos para os municípios catarinenses, especialmente os do litoral Norte”, destaca a presidente da Companhia, Roberta Maas dos Anjos.

Reforço na contenção de cheias na região 

Quando estiver concluída, a barragem terá também um importante papel na contenção de desastres ambientais, prevenindo cheias e deslizamentos no vale do rio Itajaí Mirim, especialmente para os municípios de Brusque e Itajaí. 

“É um projeto fundamental na prevenção de desastres. A Defesa Civil agiu com todo o empenho e responsabilidade em favor desta obra. Hoje é o dia em que se concretiza um passo muito importante na mitigação de desastres que historicamente atingem a região”, destaca o chefe da Defesa Civil, David Busarello. 

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O projeto da Barragem de Botuverá foi desenvolvido em uma cooperação técnica entre Defesa Civil Estadual e Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A Defesa Civil repassou à Casan os estudos e projetos da construção da barragem e dos acessos, assim como a Licença Ambiental Prévia (LAP).

Agora, a Companhia dará sequência ao processo, com a contratação da empresa que executará as obras. Já a Defesa Civil elaborará o Plano de Operação da Barragem e a instalação de estações hidrológicas nos municípios de Vidal Ramos, Botuverá, Brusque e Guabiruba, além de uma estação meteorológica em Presidente Nereu. 

Estiveram presentes no ato de lançamento do edital para a contratação das obras da barragem de Botuverá, o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli; os deputados estaduais Coronel Mocellin e Jerry Comper; prefeitos da região e a comunidade.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Comunicação – SECom
E-mail: [email protected]
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais