- PUBLICIDADE GOOGLE-

Arquivo Histórico de Joinville celebra 50 anos com programação especial neste domingo


Neste domingo (20/3), o Arquivo Histórico de Joinville abre as portas para um momento especial: celebrar o aniversário de 50 anos da instituição. Para a ocasião, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), preparou uma programação especial aberta à comunidade, com atrações das 9h às 17h, inclusive com visitas guiadas ao Arquivo.

Continua após o anúncio

Às 10 horas, será a solenidade oficial reunindo a equipe, autoridades, lideranças locais, ex-funcionários, ex-gestores e o público em geral. Haverá homenagem à família de Adolfo Bernardo Schneider, o historiador que em 20 de março de 1972 teve a iniciativa de criar um arquivo municipal dentro de uma das salas da Biblioteca Pública Municipal.

“Este ato alusivo aos 50 anos do Arquivo Histórico representa um marco para Joinville. É neste espaço que está oficialmente a memória da cidade. É de um valor histórico imensurável na missão de guarda, conservação e disponibilização de documentos que constroem e preservam a história, além de promover a produção de conhecimento e o exercício da cidadania”, destaca Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo.

Continua após o anuncio

A partir das 10h30 os visitantes vão poder prestigiar várias atrações, como apresentação da banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Jambo Jazz Band, performance de dança com a bailarina Nicole Leite. Em paralelo, das 9 às 17h, ocorre a exposição de vídeoarte “Curto-Circuito”, do artista Vini Poffo.

Já na parte externa, das 8h30 às 12h, uma parceria com a Secretaria de Esportes vai disponibilizar equipamentos de lazer e recreação. Um espaço com camas elásticas, mini-badminton, mini-voleibol, arco e flecha, pernas de pau, jogos de mesa, xadrez e dama gigante. A avenida Hermann Lepper, entre a Ponte Azul e a Rua Dona Francisca, será fechada para o trânsito de carros. Caso chova, as atividades da Sesporte serão canceladas, porém o restante da programação em comemoração ao aniversário do Arquivo será mantida.

Continua após o anúncio

As visitas guiadas, inclusive ao acervo, ocorrerão em cinco horários: às 9h, 11h30, 13h30, 15h30 e 16h30, com duração de cerca de 30 minutos, com grupos de 15 pessoas por vez.

“É a oportunidade para o público conhecer o nosso trabalho. Preparamos esta ação pensando principalmente em quem não pode vir durante a semana. O acervo permanente do AHJ é composto por diferentes fundos públicos e privados, coleções de documentos que permitem construir diferentes histórias, especialmente sobre imigração e colonização da Colônia Dona Francisca e a cidade de Joinville e região”, relata o coordenador do Arquivo Histórico, Dilney Cunha.

A programação dos 50 anos também contemplará outros eventos e atividades ao longo do ano. A próxima agenda será dia 24/3, próxima quinta-feira, às 19h, com a realização da Mesa redonda “50 anos do Arquivo Histórico de Joinville: história, memória e cidade”. O encontro será no próprio Arquivo Histórico de Joinville e a entrada é livre.

Arquivo Histórico de Joinville

O Arquivo Histórico de Joinville foi criado em 20 de março de 1972 por uma iniciativa do historiador Adolfo Bernardo Schneider. De 1972 até 1986, o Arquivo funcionou em uma das salas da Biblioteca Pública Municipal.

Em 1986, após uma mobilização de vários segmentos da sociedade joinvilense foi inaugurado o atual prédio onde está localizado hoje, fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Joinville e o Governo da Alemanha. A edificação, em estilo modernista, é tombada como patrimônio cultural da cidade.

O local tem no acervo jornais, fotografias, projetos arquitetônicos, mapas, lista de imigrantes, cartas, decretos de terra, entre outros documentos referentes à história e ocupação de Joinville, que datam da época da colônia até os tempos atuais.

O material é aberto à consulta de toda a comunidade gratuitamente. O agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3422-2154. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais