15 C
Balneário Camboriú
InícioParlamento SCCidades catarinenses estão infestadas pelo mosquito Aedes aegypti, alerta Saretta

Cidades catarinenses estão infestadas pelo mosquito Aedes aegypti, alerta Saretta


O deputado Neodi Saretta (PT) repercutiu nesta terça-feira (15), no plenário da Alesc, o relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) que registrou 119 cidades catarinenses infestadas pelo mosquito Aedes aegypti, inseto que transmite a dengue, a zica e a chikungunya.

“A concentração ocorre nas regiões Oeste e litorâneas do Estado e estamos muito preocupados”, disse. Segundo ele, não basta apenas fazer reuniões, é preciso que na ponta, os municípios promovam grandes ações para efetivamente combater os focos de infestação e obter resultados positivos.

Segundo o parlamentar, pelo menos quatro cidades estão no nível de epidemia de dengue, que ocorre pela relação entre o número de casos confirmados com o de habitantes. A OMS (Organização Mundial da Saúde) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. “Temos município que apresentou 26% do total de casos e já há morte registrada.”

Saretta ressaltou que todas as orientações necessárias para evitar a proliferação e a infestação do mosquito estão disponíveis, mas que a Secretaria de Estado da Saúde precisa repassá-las à população e realizar ações efetivas e não apenas “pedir para a Vigilância Sanitária dar uma passadinha quando um foco for identificado.”

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  [email protected]
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!