Bairro Próspera ganha nova Unidade Básica de Saúde


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Moradores da região da Próspera passam a contar com uma nova Unidade Básica de Saúde. O espaço, inaugurado na noite dessa segunda-feira (14), será uma Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF), e recebeu o nome de Otto Chaves Pacheco, farmacêutico conhecido na localidade. “Uma estrutura totalmente nova que vai atender aos moradores da Próspera, e também do bairro Ceará e parte do bairro São Cristóvão. Um investimento que traz mais segurança e tranqüilidade à população, com a garantia de um bom atendimento”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.

A nova unidade foi construída no local que abrigava o prédio da antiga Unidade 24 horas da Próspera, que desde 2018 teve seus atendimentos redirecionados para a UPA, a Unidade de Pronto Atendimento 24h. Com a construção, a nova unidade de saúde conta com 689,54 m². Um investimento de R$ 1.699.755,10, sendo R$ 1.150.000.00 de emenda parlamentar do então deputado estadual Valmir Comin, e restante de recursos próprios.

“A unidade é de porte II e vai abrigar duas equipes de Saúde da Família, contando com médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, agente comunitário e dentista. Profissionais capacitados para um atendimento de qualidade à população”, destacou o secretário de Saúde, Acélio Casagrande. Ele lembra, ainda, que a unidade vai contar com suporte de nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, em uma equipe multiprofissional.

Noite de homenagem

A nova unidade de saúde recebeu o nome de um dos homens que se destacou na comunidade, trabalhando sempre em prol da população. Nascido em dezembro de 1939 em Imbituba, Otto Chaves Pacheco trabalhou como enfermeiro em sua adolescência na sua cidade natal junto a 11 irmãos, auxiliando sua família, e aos 18 anos ingressou no Exército Brasileiro onde também serviu à saúde. Em 1961, pediu baixa da unidade militar e veio para Criciúma, com o intuito de seguir no ramo farmacêutico.

No ano de 1963 abriu a famosa farmácia do Otto, no bairro Próspera, onde trabalhou até o fim da vida, sempre recebendo a todos com muita alegria e vontade de solucionar os problemas. Sempre presente na comunidade, participou ainda do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Lions Clube como presidente e conselheiro, CDL de Criciúma, Próspera Esporte Clube e do Sindicato de Farmácias da Região. Seu Otto faleceu em 2021, em decorrência de problemas de saúde.

Comente com o Facebook