A Companhia Águas de Joinville realiza, de 9 a 26 de março, o primeiro hackathon com foco em saneamento da região Norte catarinense. O objetivo é buscar soluções para os desafios trazidos pelo novo marco legal do saneamento e para três temas estratégicos: Experiência do Cliente, Excelência Operacional e Sustentabilidade Corporativa e Novos Negócios.
Startups de todo o Brasil podem se inscrever por meio do formulário disponível exclusivamente no site inovacaj.com.br, que deve ser preenchido e enviado até 11 de março de 2022. As inscrições são gratuitas. As melhores ideias receberão R$ 75 mil para o desenvolvimento do projeto, além de mentorias para implantação e aceleração de suas soluções.
De 22 a 25 de março, os participantes da maratona de inovação terão oportunidade de também acompanhar os temas estratégicos durante o Seminário de Inovação do Saneamento do Norte Catarinense, que será 100% on-line e gratuito. As inscrições devem ser feitas antecipadamente, também pelo link.
O evento proporcionará um ambiente favorável a novas ideias, além de embasamento técnico na área de saneamento básico e conexões com entidades fomentadoras. O acesso às palestras e rodas de conversa também será aberto gratuitamente para a comunidade.
“Considerando os desafios e oportunidades do novo Marco Regulatório do Saneamento, queremos dar início a um movimento de fortalecimento do elo que conecta o saneamento ao ecossistema de inovação da região. Precisamos criar ambientes propícios para geração de ideias, estabelecer e consolidar parcerias e, acima de tudo, fomentar a troca de experiências. Queremos com isso que a nossa Companhia, a cidade de Joinville e toda a nossa região sejam exemplos para o país quando o assunto é inovação”, diz Thiago Zschornack, gerente de Inovação da Águas de Joinville.
As apresentações rápidas das soluções criadas pelas startups, acontecerão no dia 26 de março em formato híbrido: on-line e com possibilidade de participação presencial no Ágora Tech Park, em Joinville. Os três melhores projetos serão selecionados por uma Comissão Julgadora formada por membros internos e externos à Companhia Águas de Joinville. As empresas terão seis meses para desenvolver as ideias, dentro do período chamado de pré-incubação, em que terão acesso à infraestrutura e apoio técnico para desenvolvimento dos protótipos de teste.