- PUBLICIDADE GOOGLE-

Projeto de Inteligência Artificial começa a operar em duas unidades da Rede Municipal de BC


O projeto piloto que leva às unidades escolares equipamentos capazes de registrar e autorizar a entrada na unidade, além de detectar, através do reconhecimento facial, o estado emocional do aluno, já está operando no Centro Educacional Municipal Presidente Médici, no Bairro das Nações, e no Núcleo Infantil Educacional Rio das Ostras, no Bairro da Barra. O Projeto Inteligência Artificial está alinhado ao Projeto Inteligência Emocional, que inicia este ano e tem o propósito de desenvolver e fortalecer a saúde emocional não somente dos alunos, mas de toda a comunidade escolar, desenvolvendo habilidades socioemocionais, necessárias para que o indivíduo tenha controle consciente das próprias emoções.

Continua após o anúncio

O Projeto Inteligência Artificial, que atua, de forma pioneira e experimental nas duas unidades escolares, consiste na instalação de catracas e câmeras na entrada e câmeras nos vários ambientes das unidades como áreas externas, espaços de convivência, corredores, e salas de aula. Essas câmeras são programadas para sinalizar comportamentos que possam prejudicar a saúde emocional das crianças e dos adolescentes, visando a promoção e prevenção de situações de abuso, assédio, violência, bullying, entre outros. Ao todo foram instaladas 16 câmeras e quatro catracas nas duas unidades: oito câmeras e três catracas no CEM Presidente Médici; e oito câmeras e uma catraca no NEI Rio das Ostras.

Além do estado emocional, as câmeras são capazes de aferir, detectar e prevenir doenças infectocontagiosas e identificação de comportamentos que possam oferecer risco a segurança dos integrantes do ambiente escolar, através da medição de temperatura no acesso dos alunos, professores e servidores das escolas municipais, medidas fundamentais em época de pandemia.

Continua após o anuncio

As instalações dos equipamentos ocorrem sem custo para a municipalidade. O Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e a empresa DIRETA Telecomunicações Ltda. garante a instalação, configuração e operacionalização, tudo gratuitamente; assim como o fornecimento dos equipamentos, acessórios necessários e sistemas para o perfeito funcionamento e registro das informações coletadas.

____________________

Continua após o anúncio

Secretaria da Educação
(47) 3363-7144

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Alexandra Gonzalez Santos
Fotos: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br www.instagram.com/prefeituradebc  

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais