- PUBLICIDADE GOOGLE-

Merenda escolar das unidades municipais de BC ganha novos nutrientes a partir de março


A merenda escolar servida nas 44 unidades da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o que garante a segurança alimentar e nutricional dos mais de 15 mil estudantes matriculados. No cardápio alimentos simples e nutritivos, que facilmente agradam o paladar infantil. Todo esse processo alimentar das unidades está sob orientação de nutricionistas da Secretaria de Educação, que elaboram e acompanham os cardápios do berçário ao 9º ano do Ensino Fundamental. A partir de março deste ano letivo, serão adicionados à merenda 13 itens, aumentando a variedade e qualidade da merenda.

Continua após o anúncio

A alimentação escolar das unidades municipais segue cardápios distintos, oferecidos de acordo com a faixa etária da criança. Os itens ofertados, como cereais, leguminosas, massas – normais e integral; tubérculos, verduras, vegetais, frutas, carnes, ovos, leite, panificados, e fórmulas infantis para crianças de 4 a 12 meses, podem apresentar diferentes texturas, de acordo com a idade. Bolachas, bolos e pães são caseiros, feitos nas unidades pelas merendeiras e o iogurte ofertado às crianças de zero a 3 anos, é natural zero açúcar. O cardápio é variado, com a presença diária de frutas, verduras, legumes, dentre outros alimentos essenciais para a formação. Para este ano, a Secretaria de Educação acrescentou, para a Educação Infantil, alimentos como arroz integral, cacau, erva doce, feijão vermelho, geleia sem açúcar, manteiga, milho em conserva, suco de maçã , uva passa preta e morango.

Para os alunos do Ensino Fundamental, que também recebem atenção especial na merenda, os itens acrescidos foram trigo para kibe, milho em conserva e suco de maracujá.

Continua após o anuncio

Alguns alunos da Rede Municipal, têm restrição alimentar. As doenças mais comuns são intolerância à lactose; celíaca (alergia ao glúten); alergia ao leite de vaca e múltiplas alergias, como a temperos. Para essas restrições os alimentos comuns são substituídos. Por exemplo, quem é alérgico a leite de vaca recebe o leite de soja, ou de arroz, ou ainda sucos. As merendeiras da Rede Municipal participam de constantes cursos de capacitação, informando a responsabilidade sobre essa alimentação e o perigo da ingestão de um alimento impróprio. Alguns alimentos bastante consumidos já são padronizados na Rede; caso do pão, que é feito pelas agentes de alimentação, sem leite e sem ovo, para que quase todas as crianças possam comer, unificando parte da merenda.

Alunos com restrição alimentar

Continua após o anúncio

A Lei Federal nº 12.982/14, que garante merenda escolar especial para alunos com restrições alimentares, é cumprida em Balneário Camboriú. Para eles é montado um cardápio especial, de acordo com cada necessidade, produzido pelas nutricionistas do Município.
Para que essa dieta especial chegue ao aluno com restrição alimentar, é necessário que os pais, ou responsável, procure a secretaria da unidade escolar, preencha um questionário com os dados e particularidades do aluno e anexe ao documento o laudo médico comprovando o problema. Depois desse processo, o cardápio especial será elaborado e encaminhado à unidade.

________________________

Secretaria da Educação
(47) 3363-7144

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Alexandra Gonzalez Santos
Fotos: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc  

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais