- PUBLICIDADE GOOGLE-

IMA identifica desmatamento ilegal por imagens de satélite e atua contra crimes ambientais


Image 2022 02 14 at 18.01.51

Continua após o anúncio

Lançado pelo Governo de Santa Catarina por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), o Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento (Simad) já atua de forma efetiva contra crimes ambientais em Santa Catarina.

Na última semana, foi realizada pelo IMA em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, a primeira operação de combate ao desmatamento com base nos alertas do Simad. A ação ocorreu em seis áreas dos municípios de Angelina, Águas Mornas e São Bonifácio, onde a supressão de vegetação alertada pelo sistema pode ser identificada.

Continua após o anuncio

O presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, enfatiza que a fiscalização totalmente orientada pelo sistema de geoprocessamento foi um marco histórico para o IMA. “O sistema traz mais celeridade na repressão de crimes ambientais e também permite ao IMA mais autonomia para disparar os alertas a outros órgãos de fiscalização e reduzir cada vez mais os desmatamentos ilegais em Santa Catarina”, pontuou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

Já o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Fábio Castagna da Silva, explica a importância da ferramenta no combate aos crimes de desmatamento ilegal no estado. “O Simad foi desenvolvido para atender a necessidades específicas dos órgãos de fiscalização em Santa Catarina, reduzindo deslocamentos desnecessários em função de imprecisão de informações“, explicou o diretor.

Continua após o anúncio

Sobre o Sistema

O programa é inédito no estado e um dos mais inovadores do país, por utilizar imagens de satélite para comparar locais em diferentes períodos, mostrando o histórico da vegetação. Se há supressão de mata, por exemplo, o próprio sistema verifica se possui autorização de corte ou se foi clandestina.

O sistema identifica, por meio de imagens orbitais de alta resolução, a diferença de cobertura vegetal ocorrida mensalmente em todo território catarinense. São avaliados mosaicos com até 4,7 centímetros de resolução espacial disponibilizados pelo programa NICFI, em parceria com o Governo da Noruega.

“O alerta é gerado por programas computacionais de código aberto e portanto sem custos para o Estado. Analisamos se houve autorização para supressão incluindo informações de responsabilidade do IMA e as disponibilizadas pelo IbamA, além de outras informações da área, como histórico de uso do solo, informações do Cadastro Ambiental Rural, entre outros”, explica o Gerente de Gestão de Informações Ambientais e Geoprocessamento, Diego Silva.

O Simad é o único monitoramento deste gênero, disponível em Santa Catarina, que realiza o cruzamento automatizado com outros sistemas, como de licenciamento, autos de infração, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e espaços territoriais especialmente protegidos (APP, Reserva Legal, unidades de conservação), entre outras camadas.

Informações adicionais à imprensa:
Carolina Carvalho 
Assessoria de Imprensa IMA
Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
E-mail: [email protected]
Fone: (48) 3665-4177 / (48) 99105-1272
Site: www.ima.sc.gov.br  

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais