- PUBLICIDADE GOOGLE-

Fevereiro Roxo: Acompanhamento e tratamento de pacientes com lúpus, fibromialgia e Alzheimer


O Fevereiro Roxo é a campanha de conscientização para o diagnóstico precoce das doenças crônicas e incuráveis lúpus, fibromialgia e Alzheimer. Quanto antes o paciente receber o diagnóstico, mais fácil é de controlar os sintomas. Em Balneário Camboriú, portadores dessas doenças recebem acompanhamento e tratamento gratuito da Secretaria da Saúde, para viverem com mais qualidade de vida.

Continua após o anúncio

Alzheimer

O Alzheimer é caracterizado pela perda das funções cognitivas, causada por uma morte neuronal progressiva. A doença acomete, principalmente, idosos com 60 anos ou mais. Quando diagnosticada precocemente, é possível retardar a progressão da doença e minimizar os sintomas.

Continua após o anuncio

No Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) há profissionais especializados para fazer o diagnóstico e prescrever os medicamentos. “No local, também são ofertados grupos de apoio, que acolhem os pacientes e promovem atividades de reabilitação cognitiva, como o Mente Ativa”, explica o neurologista do Ambulatório de Especialidades do NAI, Victor Cubas Schulz. O doutor também explica que, diante de suspeita da doença ou anormalidades relacionadas ao esquecimento, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Depois, se for o caso, ele será encaminhado ao especialista.

O projeto Mente Ativa trabalha a atenção, concentração, organização, lateralidade, percepção e memória da pessoa idosa, através de encontros no NAI. A participação do idoso ocorre mediante encaminhamento de profissional da saúde à psicóloga ou terapeuta ocupacional, para avaliação de déficit cognitivo.

Continua após o anúncio

Lúpus

Também em destaque neste mês o lúpus, doença inflamatória crônica, em que o sistema imunológico passa a atacar células e tecidos saudáveis. Os dois principais tipos de lúpus são: o cutâneo, que apresenta manchas vermelhas na pele; e o sistêmico, que ataca um ou mais órgãos.

O lúpus pode apresentar sintomas, como: dor no peito, dificuldade de respirar, palidez de pele e mucosa, hematomas, aumento do sangramento menstrual e também das gengivas, pressão alta, inchaço nas pernas, urina espumosa ou em pouca quantidade, insuficiência renal e alterações neuropsíquicas. Qualquer suspeita, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que acomete a musculatura, causando vários pontos de dor no corpo, fadiga e sono não restaurador. O diagnóstico é clínico, após excluírem outras causas para a dor. O portador de fibromialgia é atendido no Ambulatórios de Especialidades Médicas, da Secretaria de Saúde, para realizar acompanhamento prévio e construção de diagnóstico. A unidade também faz o acompanhamento multiprofissional ambulatorial, com médico psiquiatra, nutricionista e neurologista.

De acordo com a reumatologista, Cáris de Rezende, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de uma resposta positiva ao tratamento, podendo até mesmo retardar os sintomas. “Doenças reumatológicas podem acometer pessoas de qualquer idade e, na maioria das vezes, iniciam no adulto jovem. Os sintomas são dores nas articulações, coluna e/ou lombar persistentes, que durem mais de seis semanas, especialmente acometimento de várias articulações, incluindo das mãos e dos pés”, explica.
___________________

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Estagiária de jornalismo: Isabela Benincasa Monico
Fotos: Banco de Imagens(47) 3267-7022

                 www.instagram.com/prefeituradebc                      

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais