Saúde de Chapecó realiza segundo mutirão de cirurgias odontológicas


Com a retomada da Atenção Básica, promover a normalização dos atendimentos odontológicos, sem descuidar das medidas necessárias à contenção da pandemia tornou-se uma necessidade, baseado nos indicadores de saúde do município e na fila da regulação para especialidades odontológicas.

Neste contexto, a Secretaria de Saúde de Chapecó promoverá neste dia 12 de fevereiro, sábado, o segundo mutirão de cirurgias odontológicas, com o objetivo de resolução de casos cirúrgicos de maior complexidade, haja vista a grande fila de espera do Sistema Nacional de Regulação (SISREG). Nessa fila, pacientes aguardam atendimento desde 2017.

O mutirão avaliará 200 pacientes agendados previamente e referenciados pelos dentistas das unidades básicas de saúde. O Centro de Especialidades Odontológicas ( CEO) mobilizará seis equipes odontológicas com profissionais da Atenção Básica e dentista da cirurgia que atua dentro do CEO no horário das 7h30min. às 11h30min. Nas avaliações, o paciente sairá com data e agendamento da cirurgia. Os cirurgiões-dentistas envolvidos realizarão exames de imagem, medicações prévias e avaliações para planejamento cirúrgico. As medicações prescritas serão retiradas na Secretaria de Saúde.

A ação é conjunta com todos os setores da Secretaria, pois inicia na Atenção Básica, mediante busca ativa, agendamentos através do setor de regulação e avaliação da necessidade de tratamento pelas Agentes Comunitárias de Saúde, Profissionais Dentistas dos Centros de Saúde da Família, bem como encaminhamento ao serviço de referência CEO, com auxílio do setor farmacêutico.

Com esse mutirão e o anterior ( dezembro/2021), além dos atendimentos agilizados na Atenção Básica e CEO, a odontologia fica com uma demanda restante para cirurgia de 100 pacientes. Havia na fila de espera em junho/2021 aproximadamente 800 pacientes.

Comente com o Facebook