- PUBLICIDADE GOOGLE-

Exposição conta a trajetória do Grupo Folclórico Alemão Eintracht


Uma exposição de trajes, fotos e documentos vai contar a trajetória dos 35 anos do Grupo de Danças Eintrachtvolkstanzgruppe, da Itoupava Central. A mostra abre domingo, dia 13 de fevereiro, às 10h, no Mausoléu Dr. Blumenau, e ficará a espera dos visitantes pelos próximos 35 dias. A iniciativa marca as celebrações de aniversário do grupo, tendo como lema “um povo sem passado a cultivar, não tem futuro a esperar”. O Projeto é viabilizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020).

Continua após o anúncio

Na exposição será possível visualizar trajes, documentos, fotos, adereços, livros, entre outras curiosidades. A mostra segue até o dia 19 de março, aberta todos os dias, das 10h às 16h, com entrada gratuita. “A exposição chega para fomentar as atividades culturais ligadas à preservação dos usos e costumes alemães”, explica o presidente do Eintracht, Julian Ruediger.

Segundo a coordenadora de trajes do Eintracht, Jane Mary Schmitz Liesenberg, a exposição propõe uma viagem no tempo. “Através das fotos, documentos, acessórios e indumentárias será possível perceber o quanto o grupo pesquisou e evoluiu ao longo dos anos, sempre buscando preservar a originalidade dos trajes que compõem o acervo”, diz ela.

Continua após o anuncio

Os dois trajes históricos utilizados pela categoria adulta, também serão exibidos: O Bayerische Gebirgstracht inaugurado em 1995 – amplamente difundido e utilizado, até os dias atuais, no estado bávaro – Alemanha, confeccionado como homenagem a Blumenau com sua festa maior, a Oktoberfest, símbolo da germanidade no município e no país. E também a Braunschweiger Tracht – traje este que na visão do grupo faz uma dupla homenagem: ao fundador do município, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, que morou parte de sua vida em Braunschweig, e ao senhor Alberto Liesenberg (bisneto de imigrantes de Braunschweig), atual padrinho cultural do grupo, personalidade que incentivou a cultura e a arte na Itoupava Central e no Vale do Itajaí.

As tradições

Continua após o anúncio

O Grupo Folclórico Alemão Eintracht foi criado em Blumenau no dia 3 de maio de 1987, por um grupo de jovens, membros da Igreja Luterana. Tem por objetivo mostrar à sociedade um pouco da cultura e das tradições alemãs. Desde então, o grupo cresceu e desenvolveu o trabalho dentro de uma linha clara e objetiva de folclore, com apresentações em alguns estados do Brasil como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. É filiado ao Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia da Itoupava Central e possui atualmente cerca de 35 integrantes, divididos nas categorias adultos e infanto-juvenil.

Saiba mais

Exposição comemorativa aos 35 anos do Eintrachtvolkstanzgruppe

Abertura: 13 de fevereiro, das 10h às 16h

Onde: Mausoléu Dr. Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)

Visitação: todos os dias, das 10h às 16h, até 19 de março

Entrada gratuita e aberta à comunidade

Acompanhe as novidades nas redes sociais: Instagram (@eintracht.volkstanz) e Facebook (www.facebook.com/eintrachtvolkstanz)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 11/02/2022 17:12 – 23 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais