- PUBLICIDADE GOOGLE-

Busca por vagas na Rede Municipal de Joinville supera 6 mil novas solicitações em 2022


A Secretaria de Educação de Joinville recebeu mais de 6 mil novas solicitações de vagas para as Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) entre 1º de janeiro e 9 de fevereiro de 2022. São estudantes que não estavam no sistema da Rede Municipal de Joinville até este ano.

Continua após o anúncio

O número é 46% maior do que o registrado no mesmo período em 2020, por exemplo. Nas primeiras cinco semanas daquele ano, foram 4.199 novos cadastros, enquanto em 2022 foram 6.149 novas solicitações – 2.481 para o Ensino Fundamental e o restante (3.668) para a Educação Infantil.

A Secretaria de Educação, por meio das equipes de ensino e estatística, vem realizando adequações para garantir o atendimento, como abertura de novas turmas e monitoramento de desistências. O objetivo é matricular novos alunos preferencialmente em unidades próximas de suas casas.

Continua após o anuncio

As ações já adotadas nos últimos meses garantiram uma oferta maior de vagas para este ano letivo na rede municipal. São 1.055 novas vagas no Ensino Fundamental e cerca de 2 mil na Educação Infantil. E o número deve continuar crescendo especialmente por meio de parcerias e convênios.

Vale ressaltar que o processo de matrículas dos alunos recém-cadastrados é feito em parceria com a Rede Estadual de Ensino, que divide com o município a responsabilidade de promover a educação no Ensino Fundamental em Joinville.

Continua após o anúncio

“Os alunos que foram cadastrados nos últimos dias e ainda estão sendo matriculados não terão prejuízo na aprendizagem. Eles poderão recuperar os conteúdos por meio dos roteiros formativos e das salas virtuais”, explica o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari.

Rede Municipal de Joinville atende acima da média estadual

Hoje, a Rede Municipal atende 69% dos alunos da cidade, a Estadual 15,8% e as escolas outros 15%. O volume atendido pela Rede Municipal de Joinville supera a média das cidades de Santa Catarina, que é de 53% nas escolas municipais, 33% nas estaduais e 13% nas particulares.

“Desde o início de 2021, tivemos um aumento de 2.193 matrículas nas escolas de Ensino Fundamental. Esse número quase equivale ao crescimento de 13 anos, entre 2007 e 2020, quando a Rede Municipal de Joinville recebeu 2.398 alunos novos”, afirma Calegari.

“Somamos a este cenário o fato de que não são inauguradas, nem mesmo projetadas, novas escolas municipais há quase 10 anos. Por isso, estamos mapeando áreas com alta demanda e desenvolvendo projetos de novas unidades para CEIs e Escolas”, acrescenta o secretário.

Ano atípico em 2021

Em janeiro de 2021, também ocorreu aumento de pedidos no início do ano letivo, mas o motivo foi a procura mais baixa do que o habitual por matrículas para crianças de 0 a 3 anos nos CEIs em outubro de 2020, quando começou o processo. A queda de aproximadamente 2 mil solicitações para a faixa etária teve relação com a falta atendimento presencial devido à pandemia da Covid-19.

Então, com o anúncio de retomada do atendimento presencial (em sistema híbrido), em janeiro de 2021, houve reposição das solicitações por vagas para berçário e materna. Assim, entre 1º de janeiro e 9 de fevereiro de 2021, foram 5.422 novos cadastros, sendo 2.857 para atendimento de crianças de até 3 anos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais