Atividades abertas ao público marcam a Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo


Entre os dias 14 e 20 de fevereiro, ocorre pela primeira vez em Joinville a Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo. Além das diversas atividades que já estão programadas, a Prefeitura de Joinville está distribuindo cartazes com foco na conscientização das pessoas.

Os cartazes estão sendo entregues em Escolas, Centros de Educação Infantil, Unidades Básicas de Saúde da Família e Unidades da Secretaria de Assistência Social e fixados em locais com fácil visualização e circulação de pessoas.

A abertura oficial as semana será na segunda-feira (14), às 9h, na Cúria Diocesana de Joinville, rua Jaguaruna, 147, Centro. As atividades são realizadas pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), Prefeitura de Joinville e demais apoiadores, como a Pastoral Antialcoólica. A Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo foi instituída pela Lei 8.973, sancionada pelo prefeito Adriano Silva em julho de 2021.

Além disso, haverá ainda atividades abertas ao público. Na terça-feira (15), às 8h, tem grupo de apoio destinado aos familiares de pacientes atendidos no CAPS Álcool e Drogas (CAPSAD) e ao público em geral. Na quinta-feira (17), às 19h, ocorre no CEU do Aventureiro uma roda de conversa também com participação livre. O evento terá a participação de uma médica psiquiatra e psicólogas que atuam no CAPSAD.

Em Joinville, o CAPSAD é uma unidade da Secretaria Municipal da Saúde e oferece atendimento integral para pessoas que precisam de ajuda devido o uso decorrente de álcool ou substâncias psicoativas (drogas). Não é necessário encaminhamento para ser atendido, basta procurar a unidade que fica na rua Doutor Plácido Olímpio de Oliveira, 1489, bairro Anita Garibaldi, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h.

Confira a programação

14/2 (segunda-feira)
– 9h: Abertura da Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo de Joinville (Cúria Diocesana de Joinville – rua Jaguaruna, 147 – Centro)
– 13h30: Orientação aos acolhidos na Comunidade Terapêutica Opção de Vida (estrada Boa Noite, 2752 – Pirabeiraba)

15/2 (terça-feira)
– 8h: Roda de conversa com os familiares dos pacientes do CAPS Álcool e Drogas (CAPSAD – Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 1489 – Anita Garibaldi)
– 9h: Atividade da Secretaria de Esportes aos acolhidos na Comunidade Terapêutica Opção de Vida (estrada Boa Noite, 2752 – Pirabeiraba)
– 11h: Entrega de materiais educativos da Escola Pública de Trânsito de Joinville (Escola Municipal Dr. Hans Dieter Schmidt – Rua Carina, 95 – Jardim Paraíso)
– 19h: Seminário on-line da Secretaria de Assistência Social – “Violação de direitos da criança e do adolescente associado ao uso de álcool”
– 19h: Roda de Conversa da Secretaria de Educação (Centro Educacional e Social do Itaum – rua Monsenhor Gercino, 1040 – Itaum)
– 20h30: Roda de Conversa da Secretaria de Educação (Escola Municipal Prefeito Joaquim Félix Moreira – rua Paranaguamirim, 333 – Paranaguamirim)

16/2 (quarta-feira)
– 19h: Roda de Conversa da Secretaria de Educação (Escola Municipal Professora Laura Andrade – rua Senador Rodrigo Lobo, 1140 – Jardim Iririú)
– 20h30: Roda de Conversa da Secretaria de Educação (Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi – avenida Júpiter, 839 – Jardim Paraíso)
– 21h30: Apoio do Joinville Esporte Clube no jogo JEC x Juventus (Arena Joinville – Rua Inácio Bastos, 1084 – Bucarein)

17/2 (quinta-feira)
– 11h: Entrega de materiais educativos da Escola Pública de Trânsito de Joinville (Escola Municipal Prof. Thereza Mazzolli Hreisemnou – R. Pavo, S/N – Jardim Paraíso)
– 19h: Roda de Conversa da Secretaria de Educação (Escola Municipal Valentim João da Rocha – rua XV de Novembro, 7030 – Vila Nova)
– 19h: Roda de conversa Prevenindo o Alcoolismo com profissionais do CAPS Álcool e Drogas (CEU do Aventureiro – rua Santa Luzia, 955 – Aventureiro)
– 19h30: Reunião Pública com Troca de Saberes na Câmara de Vereadores (Câmara de Vereadores de Joinville – avenida Hermann August Lepper, 1100 – Saguaçu)

18/2 (sexta-feira)
– 8h: Dia D para doação de sangue da campanha Doação da Sobriedade com a Pastoral Antialcoólica (HEMOSC – avenida Getúlio Vargas, 198 – Anita Garibaldi)
– 8h e 10h: Oficina aos pacientes do CAPS Álcool e Drogas (CAPSAD – Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 1489 – Anita Garibaldi)

Comente com o Facebook