- PUBLICIDADE GOOGLE-

Agricultores itajaienses iniciam a colheita do arroz


Os agricultores itajaienses iniciaram nesta semana a colheita do arroz, principal produto agrícola do Município. Em Itajaí, 50 famílias estão envolvidas diretamente no cultivo do cereal. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana, a expectativa de produção para 2022 é positiva pela qualidade dos grãos. Estima-se uma produtividade de 8.500 toneladas por hectare, quatro vezes maior do que a do ano passado (1.800 toneladas).

Continua após o anúncio

“A cultura do arroz é o principal produto agrícola de Itajaí e representa um incremento no produto interno bruto do Município. Ela envolve o trabalho de cerca de 50 famílias de agricultores, o que soma mais de 150 pessoas diretamente envolvidas e cerca de 100 pessoas indiretamente envolvidas na colheita”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Expansão Urbana, César Reinhardt.

Os agricultores começam a preparar as lavouras em janeiro e alguns chegam a fazer duas colheitas por ano. “O Município de Itajaí contribui para a produção do arroz ofertando máquinas agrícolas para ajudar a preparar o solo, na abertura de valas, serviço de drenagem, transporte de insumos para a lavoura e, em alguns casos, na manutenção das estradas para o melhor escoamento da produção do arroz”, complementa o secretário.

Continua após o anuncio

Em Itajaí, a produção de arroz não foi atingida pela estiagem, como outras em regiões produtoras do Sul do país, o que contribuiu para a não elevação dos gastos com consumo de energia elétrica para a irrigação do cereal.

“Sou agricultor há 20 anos e a cultura do arroz é importante para todos os setores da minha vida. Significa muito trabalho, dedicação e um pouco de sorte, porque precisamos contar muito com o clima, mas a expectativa para esse ano é muito boa”, afirma o agricultor itajaiense, Evandro Bertoldi. 

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais