- PUBLICIDADE GOOGLE-

MAB instala novo painel cerâmico


Em 2016, oito artistas integrantes do Grupo Barbotina se encontraram para conduzir pesquisas em cerâmica tendo como referência a natureza. Coletaram folhas secas do Horto Botânico Edith Gaertner e as banharam com argila. A queima transformou a argila em cerâmica e imortalizou a folha que um dia fez parte da arvore.

Continua após o anúncio

Algumas dessas obras foram doadas à Secretaria de Cultura e Relações Institucionais para presentear Embaixadores da União Européia em visita a Santa Catarina, em 28 de maio de 2016, e seguiram com as representações diplomáticas da Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Portugal, República Tcheca e Suécia. Quase seis anos depois, essas folhas eternizadas formam um novo painel na Secretaria de Cultura, dando boas-vindas aos visitantes, na sinuosidade do movimento do rio que leva e traz.

A gerente do Museu de Arte de Blumenau (MAB), Mia Ávila, e também participante das Barbotinas, comenta que mais uma vez o secretário de Cultura Rodrigo Ramos motiva o grupo a continuar nas pesquisas, experimentações e dar visibilidade às impressões feitas em cerâmica. “A mesma inspiração que permitiu transpor as imagens das folhas exóticas pousadas entre sombra e luz e o balanço provocado pelo vento, natureza exuberante do Horto Botânico Edith Gaertner, nos motiva a criar esse painel de folhas que agora seguem o movimento sinuoso do rio”, diz ela.

Continua após o anuncio

A curadoria e a expografia do projeto de instalação do painel ficaram a cargo das artistas representantes do grupo Belíria Boni e Mia Avila. Além delas, participaram do projeto as artistas Cema Raizer, Ester Renaux, Gogo Casas, Maristela Silveira, PakawonT, Martin e Sueli Freygang.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Continua após o anúncio

postada em 09/02/2022 16:16 – 9 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais