15 C
Balneário Camboriú
InícioSanta CatarinaGaleria do Artesanato reabre na Casa da Alfândega em Florianópolis

Galeria do Artesanato reabre na Casa da Alfândega em Florianópolis


A Galeria do Artesanato reabriu suas portas nesta segunda-feira, 7, na Casa da Alfândega, no Centro Histórico de Florianópolis. O espaço, que é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), retorna ao edifício de mais de 140 anos após um processo de recuperação completa, incluindo modernização da parte elétrica, iluminação, climatização e acessibilidade. O investimento foi de R$ 5,8 milhões, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/SC), órgão responsável pela obra.

Presente na cerimônia de reabertura, a primeira-dama de Santa Catarina e presidente do Conselho da Rede Laço, Késia Martins da Silva, destacou a importância do trabalho dos artesãos e artesãs. “Como fã apaixonada por artesanato, fico encantada em ver a riqueza nos detalhes das peças, feitas com tanto amor e que representam tão bem a nossa diversidade cultural. Quando o turista leva uma peça, um artigo, ele está levando as lembranças e registro do nosso estado. Esse espaço dá visibilidade e reconhecimento destes habilidosos artistas que confeccionam esses produtos lindos.”

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

:: Mais fotos no álbum 

Na opinião do presidente da FCC, Edinho Lemos, o retorno da Galeria do Artesanato à Casa da Alfândega vai muito além da comercialização das peças. “É um retorno às origens de Florianópolis. As pessoas podem vir aqui visitar o casario, que faz parte do Centro Histórico da capital, junto com o Mercado Público e todo esse entorno cultural. A preservação desses patrimônios foi muito importante tanto para os turistas como para a identidade da cidade, uma vez que ajudam a preservar a memória de Santa Catarina para o Brasil e o mundo.”

Ainda durante o evento, Jaelice Aparecida Monteiro, tesoureira da Associação dos Artesãos da Casa da Alfândega afirmou: “esse espaço cultural de importante relevância para o artesanato catarinense contribui grandemente com a preservação da cultura do nosso estado. É o nosso lar!”

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Cedido à FCC, o espaço conta com produtos de cerca de 70 expositores de todas as regiões do Estado, resultando em aproximadamente 3,7 mil peças. São comercializadas mais de 35 mil artigos em madeira, gesso, palha, cerâmica, tapeçarias, bonecos, rendas e bordados, entre outros materiais e técnicas.

A Galeria do Artesanato está aberta ao público de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30 e, aos sábados, das 9h às 13h. Entrada gratuita.

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2572
E-mail: [email protected] 

Fonte: Governo SC

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!