Costões de Balneário Camboriú passam por limpeza


Mais de 200 quilos de resíduos, principalmente material plástico, fragmentos de vidros, bitucas de cigarro e material de pesca, foram retirados de três pontos nos costões rochosos de Balneário Camboriú. O trabalho de identificação e limpeza dos locais que acumulam resíduos nos costões é feito desde agosto de 2021 pela Univali, contratada para o serviço por meio de um chamamento público aberto pela Secretaria do Meio Ambiente.

As limpezas mais recentes ocorreram no canto norte da Praia Central, no costão adjacente ao trapiche da Praia de Laranjeiras e no canto norte da Praia do Estaleirinho. Foram recolhidos 223,45 quilos de resíduos. A quantidade maior estava submersa: 131,5 quilos. Não submersos, foram encontrados 91,95 quilos.

No canto norte da Praia Central, predominaram plástico, como sacolas e embalagens de alimentos, além de isopor e bitucas de cigarro. Perto do trapiche da Praia de Laranjeiras, material de pesca foi o item mais encontrado, mas verificou-se também a presença de estruturas de concreto e pneus usados para atracação de embarcações. Já no canto norte da Praia do Estaleirinho, havia resíduos como sacos, sacolas e garrafas PET, mas em menor quantidade em comparação com os outros dois lugares.

A partir de agosto, a limpeza começou por três pontos localizados nos costões entre o Rio Camboriú e a Praia de Laranjeiras, com a coleta de 519,3 quilos de resíduos. Somando os seis locais já limpos até o momento, o montante de resíduos retirados é de 742,75 quilos.

O trabalho, a cargo do Laboratório de Mergulho Científico da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali, segue em outros pontos, de um total de 13. O resultado vai compor uma pesquisa para embasar ações de educação ambiental.

____________________

Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3267-7080

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: Laboratório de Mergulho Científico da Escola do Mar da Univali/Divulgação
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Comente com o Facebook