11.1 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoFlorianópolisRELATOS DE EXPERIÊNCIA COMPARTILHAM MOMENTOS DENTRO E FORA DAS SALAS DE AULA

RELATOS DE EXPERIÊNCIA COMPARTILHAM MOMENTOS DENTRO E FORA DAS SALAS DE AULA


Nesta quarta-feira, último dia do Congresso de Educação Básica (COEB), o professor de música Rodrigo Cantos e os intérpretes de Libras Jizely Teresinha da Silva Kemper, Mike Diano, Muyara dos Santos e Thatyana dos Santos mediaram as apresentações nomeadas: “Relatos de Experiências: práticas pedagógicas nas unidades educativas”.

A diretora do Neim Anirson Antonio das Chagas, Marina Mariah Scariot, falou sobre as vivências de uma gestão para as infâncias e perspectivas de planejamento coletivo para os docentes. A profissional apresentou experiências vividas em 2021, na unidade localizada no Rio Tavares.

Marina explicou que o planejamento e suporte da Secretaria Municipal de Educação junto à Secretaria Municipal de Saúde deram a estrutura e certeza de seguir adiante, com todos os protocolos e cuidados necessários. A diretora comentou também sobre o retorno gradativo presencial, com pesquisas, planejamentos e organização das propostas para que juntos, o coletivo escolar pudesse dar conta dos compromissos com leveza e tranquilidade.

A internauta Rosicleia Viviane Simões Porto comentou: “Inspiradora essa partilha de vocês Marina! Encantada por aqui. Que nossos Neims sejam fonte de inspiração para essas infâncias que se apresentam em nosso cotidiano”.

O segundo relato foi de Valquíria Hillesheim Lamb, professora do Neim Otília Cruz, que falou sobre os caminhos possíveis e percorridos na Educação Especial. Foram compartilhadas ações realizadas para o bom funcionamento da unidade, como: reuniões online com a equipe pedagógica e diretiva para definir objetivos e ações, reuniões com profissionais de grupos de atuação e famílias para coletas de dados e encaminhamentos possíveis com instituições. Além disso, a professora compartilhou a necessidade do acompanhamento sistemático na inserção de todas as crianças com diagnóstico.

A gerente de projetos inovadores da Secretaria de Educação, Ana Paula Felipe, esteve acompanhando a palestra de Valquíria e comentou: “Grata pelo compartilhamento das experiências reais do cotiano de um núcleo de educação infantil. Inclusão é no coletivo e nas entrelinhas sobre o que é uma escola”.

Por fim, Michelle Karine Setúbal e Deyse Estevão Fagah, da Conveniada Casa São José, falaram sobre a unidade em parceria com a comunidade Serrinha, pertencente ao Maciço do Morro da Cruz, com cerca de 6 mil habitantes, com muitas mulheres chefiando famílias. “Tivemos que desenvolver iniciativas para atender a comunidade, quando foi decretada a pandemia e o lockdown, por exemplo, nós articulamos como faríamos para ajudar essas famílias, então arrecadamos alimentos, kits de limpeza e higiene, materiais pedagógicos, hortifrútis. Isso criou uma comunicação de muita aproximação com as famílias e, consequentemente, com toda a comunidade da Serrinha”, explicou Michelle.

O COEB é organizado pela Secretaria de Educação de Florianópolis. Este ano, novamente o evento ocorre de forma online, através do canal no Youtube do Portal Educacional: https://www.youtube.com/channel/UCgGdhjUeLxFFoanEvDwAQLw.

galeria de imagens


Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!