Projetos da Prefeitura de Balneário Camboriú transformam a vida de mulheres


Frequentadora da Casa da Mulher e do Voluntário desde a inauguração, em julho de 2019, Denice Maria Rocha, de 82 anos, conheceu o local através da Secretaria da Pessoa Idosa. Desde então, participa ativamente dos projetos e das oficinas ofertadas, em especial a ginástica, que faz ela se sentir mais feliz e disposta.

Nascida no Rio Grande do Sul, mudou-se com sua filha em 2012 para Balneário Camboriú. “A cidade oferece de tudo. Tem projetos e atividades para todas as idades. Participo de tudo que a Casa da Mulher oferece, é meu segundo lar. Ali eu fiz amigos, conheço novas culturas, aprendo diferentes coisas e ainda faço acompanhamento psicológico. Eu até já escrevi um livro”, conta Denice.

Assim como Denice, Raquel Rad, de 38 anos, também encontrou na Casa da Mulher uma rede de apoio. “Encontrei novos amigos, pessoas que incentivam e que estão dispostas a ajudar. E aqui falo tanto das pessoas que trabalham, quanto das pessoas que frequentam”, ressaltou Raquel.

Ela conheceu a Casa após passar por uma separação amorosa, em julho de 2021. A princípio, seria um lugar para praticar atividades físicas, ocupar a mente e focar em coisas boas. “Sempre vou com a minha filha, de cinco anos. Ela se diverte, faz amizades com pessoas de todas as idades e está em um ambiente com liberdade e segurança, pois eu, como mentora de mães, conheço a importância do equilíbrio entre um e outro, para colher bons frutos na vida adulta”, concluiu a frequentadora.

Através do Programa Abraço à Mulher, muitas mulheres entram em contato com a Prefeitura de Balneário Camboriú em busca de apoio emocional e financeiro. Por meio de projetos e ações das Secretarias, o Governo consegue auxiliá-las e melhorar suas vidas, como ocorreu com Denice e Raquel, que exercitam a mente e o corpo na Casa da Mulher.

Entre os projetos com cunho feminino oferecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, estão:

Casa da Mulher e do Voluntário

A Casa da Mulher e do Voluntário oferece oficinas e cursos profissionalizantes para moradores de Balneário Camboriú. Várias oficinas já estão em funcionamento este ano, como aula de idiomas, pilates, alongamento adulto e infantil, entre outros, que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Em 2021, mais de 100 oficinas foram ofertadas por voluntários na Casa.

Também é oferecido agendamentos para médicos da família, psiquiatras, psicólogos e nutricionistas. Para participar, é preciso fazer a inscrição presencialmente, na Rua 2.850, nº 303 – Centro, munido de documento com foto e comprovante de residência. Mais informações: (47) 3267-7053.

Programa Abraço à Mulher

O Programa Abraço à Mulher oferece apoio psicológico e jurídico às mulheres vítimas de violência doméstica. Esta é uma rede de apoio muito importante, que atendeu 248 mulheres somente no mês de janeiro de 2022. Desde o início do projeto, em 2019, mais de 17,6 mil atendimentos foram prestados.

Caso você tenha sofrido um episódio de violência doméstica e precise de apoio psicológico, procure o Abraço à Mulher. O programa funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana, via WhatsApp ou ligação telefônica pelo número: (47) 99982-1906.

Meu Novo Ciclo

O Meu Novo Ciclo é um projeto voltado ao ciclo menstrual, que presta apoio emocional para meninas e mulheres e também distribui kits de higiene com absorventes para pessoas cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Através da personagem criada, a Mi, são tiradas dúvidas a respeito de todos os aspectos da vida feminina. As profissionais que atuam no projeto foram preparadas para realizar este atendimento, que acontece todos os dias, das 7h às 19h. A assistência vai desde o esclarecimento de dúvidas, como sintomas e mudanças de humor, até orientações e encaminhamento para demais programas sociais. O contato com a Mi pode ser feito através do perfil no Instagram @meunovociclo.bc ou pelo WhatsApp (47) 99982-1877. Não é necessário se identificar para receber o atendimento do canal.

___________________
Informações adicionais:

Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Maria Eduarda MacedoFoto: Louise Lamin
(47) 3267-7022

                 www.instagram.com/prefeituradebc                           

FOTOS

Comente com o Facebook