- PUBLICIDADE GOOGLE-

Boletim econômico de fevereiro destaca as tendências do comércio exterior catarinense


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) lançou nesta quinta-feira, 3, o Boletim de Indicadores Econômico Fiscais de fevereiro, que traz uma análise do ano de 2021 e destaca o crescimento e as características do estado no comércio exterior.

As exportações catarinenses atingiram um valor recorde em 2021 com um crescimento de 26,6%. O valor atingiu US$10,292 bilhões. As importações via portos catarinenses também foram destaque, com um crescimento ainda maior de US$24,9 bilhões, um valor também recorde.

Continua após o anuncio

“Santa Catarina está acima da média nacional. Temos os melhores índices de emprego e em 2021 também foi marcado pela expansão no comércio exterior. Com uma economia diversificada, somos segundo lugar no ranking de competitividade. Três dos cinco portos do Brasil que mais exportaram e importaram cargas em 2021 são de Santa Catarina. Com uma localização estratégica, competitividade tarifária e portuária e produção de qualidade trabalhamos em 2022 com foco para gerar ainda mais oportunidades ”, avalia o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon. 

O boletim traz ainda a atualização dos indicadores econômicos e fiscais do Estado, referentes ao acumulado de 2021, demonstrando o bom momento da economia catarinense, bem como comparações com os demais estados e a média nacional.

Continua após o anúncio

“Os dados desta edição evidenciam o crescente dinamismo do comércio exterior catarinense bem como as mudanças recentes no perfil, onde as importações assumem uma relevância cada vez maior. Também evidenciam a crescente importância dos portos catarinenses no complexo portuário brasileiro”, complementa o economista da SDE, Paulo Zoldan.

O Boletim Econômico também destaca os atuais dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Dos 295 municípios catarinenses (92,54%) fecharam o ano de 2021 com um número maior de admissões do que demissões – foram 167.854 empregos criados ao longo do ano no período em todo o Estado.

Setores que mais empregaram

No acumulado do ano, todos os grandes setores de atividade econômica obtiveram resultados positivos, o setor de Serviços, criou 66.806 postos de trabalho, a indústria também se sobressaiu em 2021, onde registrou um saldo de 53.516 postos com destaque para o ramo de artigos do vestuário, que sozinho foi responsável por 9.945 postos. A maior expansão ocorreu na construção, com um crescimento de 12,63% sobre o estoque de empregos.

Acesse o boletim econômico aqui 

Sobre o Boletim Econômico

Os dados do Boletim Econômico são atualizados mensalmente propiciando o monitoramento do nível da atividade econômica no estado, sua comparação com o país e o delineamento das tendências de curto prazo da economia. 

Texto: Jornalista Pablo Mingoti

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: [email protected]
Site: www.sde.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais