Galeria do Artesanato reabre na Casa da Alfândega na próxima semana


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

A Galeria do Artesanato, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura que comercializa produtos de artesãos e artesãs de todo o estado, reabrirá suas portas na Casa da Alfândega, na região central de Florianópolis, nesta segunda-feira, 7, às 10h, em cerimônia restrita a convidados e imprensa. Logo após, o acesso será liberado para o público em geral.

O prédio passou por processo de restauro, o que incluiu a recuperação completa da edificação e modernização da parte elétrica, climatização e acessibilidade, entre outras melhorias. O investimento foi de R$ 5,8 milhões, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/SC), responsável pela obra. Os trabalhos começaram em 2019 e, durante este período, os itens de artesanato catarinense foram comercializados em um casarão histórico localizado na Praça XV de Novembro, esquina com a Rua Victor Meirelles.

Além da Galeria do Artesanato, a Casa da Alfândega também será a sede do Iphan/SC. A reabertura do órgão no novo local está prevista para o fim deste mês.

O espaço cedido à FCC terá produtos de cerca de 70 expositores de todas as regiões do estado, resultando em aproximadamente 3,7 mil peças. São artigos em madeira, gesso, palha, cerâmica, tapeçarias, bonecos, rendas e bordados, entre outros materiais e técnicas. A Galeria do Artesanato ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30 e, aos sábados, das 9h às 13h.

Sobre a Casa da Alfândega

O prédio da Alfândega, construído em estilo neoclássico, foi inaugurado em 29 de julho de 1876, após a misteriosa explosão da edificação que existia no mesmo local. Tem dois pisos, contabilizando mais de 1.300 metros quadrados. 

As atividades alfandegárias no imponente prédio duraram cerca de 90 anos, encerrando-se em decorrência da decadência e fechamento do porto de Florianópolis. Depois disso, a edificação já foi sede do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e Museu Histórico de Santa Catarina.

:: Clique aqui e saiba mais sobre a Casa da Alfândega

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2572
E-mail: [email protected] 

Fonte: Governo SC

Comente com o Facebook