- PUBLICIDADE GOOGLE-

EpagriTec: plataforma para celulares traz informações técnicas sobre as principais cadeias produtivas de SC


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Divulgação/Epagri 

Continua após o anúncio

Agricultores e técnicos catarinenses já podem contar com o EpagriTec, uma nova forma de buscar soluções técnicas para o agro catarinense. O dispositivo, que pode ser acessado pelo aplicativo Epagri Mob, é um acervo de informações técnicas sobre importantes cadeias produtivas do Estado. “Seu objetivo é facilitar aos técnicos de campo e agricultores o acesso, a difusão e a busca do conhecimento agropecuário, deixando ao alcance de todos o que há de mais atual nos principais sistemas produtivos agropecuários catarinenses”, explica Rafael Morales, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí e um dos desenvolvedores da ferramenta.

Até o momento estão disponíveis informações de três cadeias produtivas (tomate, cebola e arroz irrigado), mas esse acervo será ampliado ao longo do tempo. O EpagriTec traz informações fundamentais para cada uma destas culturas, como calagem e adubação, cultivares disponíveis no mercado, fitossanidade, nutrição mineral, sistemas de produção, tratos culturais, manejo de plantas daninhas, zoneamento para Santa Catarina, entre outras.

Continua após o anuncio

“O conteúdo técnico disponibilizado na plataforma, em sua grande maioria, tem por base experiências e observações práticas dos profissionais da Epagri em território catarinense, o que possibilita maior assertividade no uso das informações pelo usuário. Nos assuntos em que a Epagri não trabalha, foi feita uma revisão de literatura para disponibilizar o que há de mais atual sobre cada tema”, argumenta o pesquisador.

Vantagens

Continua após o anúncio

O serviço, que é gratuito, tem inúmeras outras vantagens, entre elas, a exibição de fotos, vídeos e arquivos que facilitam a compreensão dos temas. Também será constantemente atualizado com conteúdo técnico-científico gerado pelos extensionistas e pesquisadores da Epagri. “Este processo possibilitará enriquecer o acervo da plataforma com medidas práticas aplicadas para resolução dos problemas”, pondera Rafael.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Para Rafael, a diagnose visual é uma das opções de navegação mais interessantes do EpagriTec. Nesta área, o usuário poderá navegar por imagens, usando como base as características visuais do problema encontrado na lavoura. Caso o usuário tenha um problema que esteja levando ao amarelecimento das folhas, por exemplo, é possível que ele não saiba ao certo se é uma questão nutricional, um vírus, um fungo ou uma bactéria, o que dificulta muito achar o problema dentro de um conjunto amplo de informações. A diagnose visual se propõe a ajudar nesta identificação, pois todos os problemas que ocorrem nas folhas estarão agrupados no campo diagnose visual.

Para acessar o EpagriTec, o usuário precisa baixar em seu celular o aplicativo Epagri Mob, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOs. Também será possível acessar via computador, pelo site da Epagri, na aba Minha Epagri. O sistema foi desenvolvido por pesquisadores da Estação Experimental da Epagri em Itajaí em parceria com profissionais do Departamento Estadual de Gestão da Tecnologia de Informação (DEGTI) da Epagri.

Informações e entrevistas
Rafael Morales, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, pelo fone (47) 3398-6358

Mais informações para a imprensa:
Gisele Dias
Assessoria de imprensa 
Epagri
Fone: (48) 3665-5147 / 99989-2992
E-mail: [email protected]
Site: www.epagri.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais