- PUBLICIDADE GOOGLE-

Serviço de inseminação aumenta a produtividade das criações bovinas em Joinville


A Prefeitura de Joinville, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), conta com um programa de inseminação de bovinos. Em 2021, foram feitas 467 inseminações em propriedades rurais do município.

Continua após o anúncio

O serviço é gratuito, basta o produtor realizar um cadastro na UDR, localizada na Rodovia SC-418. Segundo o diretor executivo da SAMA, Luiz Carlos Maia, o programa de inseminação visa o melhoramento genético do gado criado em Joinville.

“Temos intensificado esse trabalho porque, com o aprimoramento genético, se melhora a produtividade, tanto da carne quanto do leite. É uma maneira de incentivar a produção em Joinville”, afirma o diretor.

Continua após o anuncio

A UDR tem disponível sêmen de 13 raças, entre específicas para leite, corte e algumas de dupla aptidão. O técnico da UDR faz a avaliação de qual raça irá se adaptar melhor, dependendo do objetivo do produtor.

“Todo o material são de touros geneticamente superiores. O produtor terá uma garantia de resultados nesses animais”, explica o técnico Wilmar Roos, que realiza as inseminações.

Continua após o anúncio

Paulo Roberto Müeller é um dos produtores que utilizam o programa de inseminação da Prefeitura de Joinville. “O benefício é que não precisamos ter um touro. Em uma propriedade com uma área pequena como a nossa, manter um touro é uma dificuldade, um custo extra. Outra vantagem é qualidade dos animais, com opção de ter várias raças”, diz o morador do Rio Bonito.

Os produtores rurais fazem a solicitação do serviço quando as vacas entram no cio. O técnico da UDR vai até a propriedade e realiza a inseminação, processo que tem de 90 a 92% de eficácia de fertilização.

“Antes, eu verifico se o animal tem condições. Às vezes, devido ao parto recente, a vaca está se recuperando ou apresenta algum muco diferente. Nesses casos, a inseminação não é feita”, conta Wilmar Roos.

Além do serviço de inseminação, a UDR oferece o atendimento clínico veterinário nas propriedades rurais. No ano passado, foram realizados 249 atendimentos clínicos em Joinville. Assim como a inseminação, o serviço é gratuito, basta o cadastro na UDR. A inseminação e o atendimento clínico podem ser solicitados pelo telefone 3424-1188 ou pelo WhatsApp 98901-0515.

“O trabalho da UDR é dar apoio e todo suporte para manter essas pessoas no campo e a agricultura familiar forte em Joinville”, pontua o diretor da SAMA, Luiz Carlos Maia.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais