11.1 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoBlumenauProcura por testes contra Covid-19 aumenta 50% nas unidades ESF após descentralização...

Procura por testes contra Covid-19 aumenta 50% nas unidades ESF após descentralização dos atendimentos


Na semana passada, a Prefeitura de Blumenau ampliou os locais de testagem contra Covid-19. Desde o dia 24 de janeiro, os moradores passaram a contar com 63 locais, entre unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais (AGs) para atendimento de casos suspeitos de Covid-19 e realização de teste rápido. A medida refletiu diretamente no movimento das unidades ESF, onde a procura aumentou 50% nos primeiros dias. O mesmo levantamento aponta queda de 11% no movimento dos AGs.

O levantamento da Semus aponta que, entre os dias 17 e 20 de janeiro as unidades ESF registraram 1,8 mil testes antígeno. Já na semana seguinte, após a ampliação dos locais, as unidades fizeram 4,7 mil testes, entre os dias 24 e 27 de janeiro. Movimento que fez diminuir a procura pelos Ambulatórios Gerais, baixando de 5,4 mil para 4,8 mil testes realizados.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância da descentralização dos atendimentos para as unidades ESF. “Os números nos mostram diariamente que estamos tomando as decisões corretas. Nos reunimos todos os dias, e com base em dados, definimos o melhor para a cidade de Blumenau. Seguimos com nosso propósito que é descentralizar, testar, isolar e tratar os casos positivos, no município”, afirma Hildebrandt.

A distribuição de senhas e acolhimento dos usuários nas unidades ESF e AGs são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil. Nas unidades ESF, o atendimento acontece com intervalo no horário de almoço.

Suspensão da territorialidade dos ESFs
Outra medida anunciada pelo município no dia 19 de janeiro foi a suspensão temporária da territorialidade das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), exclusivamente em casos de síndromes gripais. A medida permite que moradores com suspeita de Covid-19 possam receber atendimento em qualquer ESF, independente do local em que residem. O documento tem validade de 30 dias. Situações que não sejam relacionadas à Covid-19, seguem sendo atendidas na unidade em que o usuário esteja referenciado.

Testagem Covid-19 em empresas
Recentemente, o prefeito Mário Hildebrandt também assinou o Decreto Municipal nº 13.623, que junto com a Portaria nº 845, estabelece requisitos e condições para que empresas apliquem instaladas na cidade possam fazer testes de Covid-19 em seus colaboradores. As multinacionais Teka, Hemmer, Karsten e Haco já estão aplicando testes em funcionários sintomáticos. Até esta segunda-feira, dia 31, foram feitos 86 testes, resultando em 43 com diagnóstico positivo – taxa de positividade de 50%.

As quatro indústrias somam mais de 5,3 mil funcionários, que podem fazer testes contra Covid-19 e receber orientação médica em suas dependências, sem a necessidade do deslocamento para unidades de saúde da rede pública ou privada. Outras três empresas do segmento têxtil seguem preparando a documentação necessária para aderir a iniciativa.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 31/01/2022 17:30 – 7 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!