Qual o intervalo entre as doses das vacinas contra a Covid-19


Completar o ciclo de vacinação contra qualquer doença é fundamental. E funciona assim também no caso da Covid-19. Mas a variedade de vacinas contra o coronavírus e a diferença dos intervalos entre cada dose pode causar confusão e até esquecimento da data em que se deve buscar a segunda dose ou a dose de reforço. Por isso, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Joinville alerta sobre a importância de respeitar os prazos e concluir o esquema vacinal.

“As vacinas são seguras, foram testadas e aprovadas pela Anvisa. Portanto, a nossa recomendação é que todos completem o ciclo vacinal. Inclusive com a aplicação da dose de reforço, que em geral é oferecida 4 meses após a segunda aplicação”, reforça o diretor executivo da Secretaria da Saúde, Andrei Kolaceke.

Confira os intervalos entre as doses de cada vacina

Segunda dose
Coronavac: 28 dias após a primeira dose
Pfizer: oito semanas após a primeira dose
AstraZeneca: 12 semanas após a primeira dose

Dose de reforço
Janssen: dois meses após a primeira dose
Coronavac: quatro meses após a segunda dose
Pfizer: quatro meses após a segunda dose
AstraZeneca: quatro meses após a segunda dose

Imunocomprometidos
Coronavac, Pfizer e AstraZeneca: dose adicional 28 dias após a segunda dose e reforço após 4 meses da terceira dose
Jassen: segunda dose dois meses após a primeira dose e reforço quatro meses após a segunda dose

Onde se vacinar

Neste momento, a vacinação em Joinville acontece em dois locais fixos: na Central de Imunização Infantil, montada na UBSF Bucarein e no Centreventos Cau Hansen. Para consultar dias e horários de funcionamento, acesse a nossa página especial sobre o coronavírus.

Para a imunização de crianças entre 5 e 11 anos, os pais ou responsáveis devem agendar o horário, sempre que há doses disponíveis, na página do coronavírus e comparecer no local com documento pessoal e da criança, além da Carteira de Vacinação. A partir desta sexta-feira (28/1) uma nova estratégia também passa a ser utilizada para este público. A Unidade Móvel vai percorrer regiões mais afastadas da UBSF Bucarein. Neste caso não é necessário agendamento.

Já as pessoas a partir dos 12 anos devem procurar a Central de Imunização no Centreventos Cau Hansen, com os documentos pessoais para receber a primeira, segunda ou a dose de reforço. Não precisa agendar.

Comente com o Facebook