11.1 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoJoinvillePrefeitura de Joinville realiza cursos gratuitos para produtores rurais em fevereiro

Prefeitura de Joinville realiza cursos gratuitos para produtores rurais em fevereiro


A Prefeitura de Joinville, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), inicia em fevereiro a programação de cursos gratuitos direcionados aos produtores e trabalhadores rurais.

Podem participar pessoas a partir de 18 anos que residam ou trabalhem na área rural de Joinville. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected], ou pelos telefones (47) 3424-1188 e (47) 3424-1177.

As aulas serão ministradas na sede da UDR, na Rodovia SC 418, Km 0, das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço. Vale lembrar que o transporte e a alimentação são responsabilidade de cada participante.

Os cursos gratuitos para produtores rurais acontecem em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Joinville e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC).

Cultivo de Plantas Medicinais / 8 e 9 de fevereiro
Diagnóstico da cultura de plantas medicinais; princípios gerais da produção; propagação, controle de pragas e doenças; identificação das principais plantas medicinais; colheita, secagem, armazenamento e comercialização.

Turismo Rural – Planejamento e implantação de negócios / 9 e 10 de fevereiro
Turismo rural e desenvolvimento sustentável; o mercado para os serviços de hospedagem/alimentação e outros negócios no meio rural; infraestrutura física e recursos humanos; aspectos jurídicos/tributos e taxas de empresas de turismo no espaço rural; aspectos financeiros/controles operacionais e viabilidade econômica; mecanismos de comercialização dos serviços de hospedagem e alimentação.

Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção / 16, 17 e 18 de fevereiro
Cuidados com o meio ambiente/saúde e segurança no trabalho; legislação de segurança; medidas de controle de riscos: equipamentos de proteção coletiva e individual, operação/inspeção preventiva de tratores e implementos agrícolas com segurança; sinalização e noções de primeiros socorros.

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural / 22 de fevereiro
Responsabilidade, operação, impressão e relatórios da nota fiscal eletrônica do produtor rural.

Emissão de Guias de Trânsito Animal (e-GTA) e de Origem de Produtos Vegetais (e-Origem) / 23 de fevereiro
Defesa sanitária; cadastro da propriedade e de animais na CIDASC; endereço eletrônico; movimentação de animais: saída/entrada e impressão de e-GTA; rastreamento dos produtos de origem vegetal.

Produção caseira de massas para congelamento / 24 e 25 de fevereiro
Higiene e saúde na manipulação de alimentos; utilização de utensílios e equipamentos; utilização de ingredientes; básicos, complementares e alternativos; importância da fabricação artesanal de massas para a renda familiar; técnicas de processamento, acondicionamento, congelamento e descongelamento; receitas e preparo de massas (agnolini ou capeletti, canelone, lasanha, macarrão caseiro, pastelão, quiche, ravióli e rondelli).

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!