14.3 C
Balneário Camboriú
InícioSanta CatarinaGovernador inaugura pavimentação da Estrada Geral Barra do Norte, em São Ludgero

Governador inaugura pavimentação da Estrada Geral Barra do Norte, em São Ludgero


 

Aberta há cerca de 150 anos, logo após a chegada dos primeiros imigrantes alemães à região de São Ludgero na década de 1870, a Estrada Geral Barra do Norte finalmente recebeu a pavimentação asfáltica. O governador Carlos Moisés esteve na comunidade na tarde desta sexta-feira, 28, para a inauguração da obra, que contempla um trecho de aproximadamente 8,5 quilômetros e foi realizada em parceria com a prefeitura municipal. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 3 milhões.

Segundo o governador Carlos Moisés, a chegada do asfalto representa a criação de um importante corredor de desenvolvimento para a região. Pela Estrada Geral Barra do Norte, a distância até Tubarão é 13 quilômetros menor do que pelo caminho tradicional, passando por Braço do Norte e Gravatal.

“Essa é uma obra que vai gerar conexões e diminuir distâncias para trazer desenvolvimento. São novas empresas que virão para a região por causa do asfalto, proporcionando emprego e renda. Ao mesmo tempo, a pavimentação aqui em São Ludgero traz a marca do nosso municipalismo. Sem a parceria com a prefeitura, essa obra não sairia. É uma grande alegria poder realizar essa inauguração”, afirmou o chefe do Executivo.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, conta que a pavimentação foi feita de uma maneira mais econômica, pois a prefeitura realizou o trabalho de base e sub-base com o uso de mão de obra própria. Dessa maneira, foi licitada apenas a colocação da camada asfáltica e a sinalização horizontal, com um custo por quilômetro muito abaixo de uma obra convencional.

“Chegaram a nos chamar de loucos, mas agora a pavimentação rural é uma realidade no nosso município. Hoje é um dia de alegria e de gratidão ao Governo do Estado, que, na pessoa do governador Carlos Moisés, acreditou no nosso pedido e possibilitou a transferência de recursos. Era uma espera de muitos e muitos anos”, diz Lembeck.

O deputado estadual Volnei Weber, que foi prefeito de São Ludgero entre 2013 e 2018, fez um histórico da luta da comunidade pela chegada do asfalto e lembrou da descrença dos próprios moradores diante das inúmeras promessas não cumpridas. “Agora chegou a nossa vez. Podem olhar que o asfalto é uma realidade”, comemorou.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Comunidade agradecida

Nas comunidades da Barra do Norte e da Ponte Baixa, o clima era de euforia nesta sexta-feira. A solenidade lotou o Centro Comunitário Ponte Baixa para prestigiar a solenidade de inauguração. O agricultor Cesar Schuelter Voss mora às margens da rodovia e conta que sofria com a poeira, nos períodos secos, e a lama, em épocas de chuvas. Segundo ele, que trabalha com a produção de leite, mesmo com manutenções periódicas da prefeitura, os buracos eram constantes.

“Agora com o asfalto não tem mais pó e nem buraco. Essa é uma estrada que tem até bastante movimento, então eu acho interessante essa parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado para fazer a pavimentação. É algo que deveria se espalhar para todos os lugares”, opina Voss

Outras obras

Além da Estrada Geral do Norte, também foram inauguradas as pavimentações de trechos das ruas Dorzinho Saquetti e Daniel Füchter, com apoio do Governo do Estado, e da ponte pênsil José Santos França, na comunidade de Ponte Baixa.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação – SECom
E-mail: [email protected] 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br 

Fonte: Governo SC

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!