- PUBLICIDADE GOOGLE-

Verão em Itajaí: conheça cinco praças da cidade


As praças de uma cidade carregam registros da história que é contada ao longo dos anos pela população do município. Algumas estão anexas a igrejas, parques e quadras esportivas, enquanto outras, em pontos distintos da cidade, são locais de encontros e confraternizações. Há ainda aquelas que são nomeadas para homenagear figuras de destaque local. Em Itajaí, há mais de 90 praças espalhadas pelo centro, bairros e interior. Cada uma possui características únicas para suas comunidades: áreas arborizadas, espaço de lazer, playground, academias ao ar livre, espaço para esportes, belas paisagens, entre outras atrações.

Continua após o anúncio

Conheça mais sobre cinco destas praças e programe sua visita:

1- Largo da Matriz

Continua após o anuncio

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é o maior monumento histórico e cartão postal de Itajaí. Em 2019, o entorno do local foi todo revitalizado. Entre a Praça Irineu Bornhausen, Jardim Papa Pio XII e o espaço entre as ruas João Bauer e Frederico Augusto Luiz Thieme, foram mais de 12 mil metros quadrados que receberam melhorias. O Largo da Matriz recebeu novo paisagismo, espelhos d’água, iluminação, pavimentação acessível e playground. A reurbanização deu uma cara nova ao centro de Itajaí.

Além de ser um dos principais pontos de referência da cidade, no Largo da Matriz são realizadas festas e celebrações tradicionais, como o Natal EnCanto. Para quem visita Itajaí, a praça da Igreja Matriz é um atrativo imperdível e principal ponto de acesso para o calçadão da Rua Hercílio Luz. A partir dali é possível conhecer todo o Centro Histórico do município, onde estão localizadas outras igrejas, monumentos, casarões e construções do século XIX.

Continua após o anúncio

2- Praça de Esportes do Santa Regina

Entregue no início de 2020, a Praça de Esportes do Santa Regina é o maior equipamento público já entregue na região. Totalizando uma área de 12 mil metros quadrados, conta com pista de skate, campo oficial de futebol, academia ao ar livre, pista de corrida, playground, bicicletário e vestiários com sanitários e chuveiros.

O projeto foi direcionado aos mais de 20 mil moradores do bairro e é também um ponto de encontro para confraternizações e práticas esportivas para as comunidades. Para manter a arborização no local, 150 novas árvores foram plantadas para que a população tenha um ambiente com qualidade e bem-estar.

3- Praça Genésio Miranda Lins

Em equilíbrio com todas as opções de lazer que a avenida Beira-Rio oferece, a Praça Genésio Miranda Lins é um ponto de destaque que agrega atrações à região. O local marca o início da Avenida Ministro Victor Konder, que é o ponto de partida para Via Gastronômica de Itajaí.

Na Praça Genésio Miranda Lins há um espaço poliesportivo que comporta as modalidades de futebol, basquete e vôlei, além de um campo de areia para prática de esportes. A praça ainda oferece uma área ampla externa com mesas e bancos para receber a população local e os turistas.

As atividades de lazer se estendem também para os animais. Está localizado na Praça Genésio Miranda Lins o ‘Parcão’. O espaço, inaugurado em 2017, foi primeiro parque público exclusivo para animais. É um projeto de sucesso em Itajaí que conta com mais de 300 metros quadrados para que os pets possam se divertir.

4- Praça do Mima

Entre a Praia do Atalaia e o Bico do Papagaio, está a Praça Wilmar de Borba, conhecida como “Praça do Mima”. Localizada às margens da Rua Deputado Francisco Evaristo Canziani, no bairro Cabeçudas, o espaço é uma excelente opção para quem busca tranquilidade com vista para o mar. O nome da praça foi dado em homenagem ao jogador de futebol do Clube Náutico Almirante Barroso. Mima é conhecido pelos moradores mais antigos do município.

Na praça é possível fazer um piquenique com as crianças e passear com pets. No entanto, não é permitido fazer fogueiras e acampar. O espaço é repleto de árvores e ideal para um passeio com amigos e familiares para apreciar a paisagem praiana da cidade.

5 – Praça Arno Bauer

A Praça Arno Bauer é um dos espaços públicos mais importantes e representativos de Itajaí. Localizada no Centro Histórico da cidade, foi tombada em 1998 e está cercada por edificações importantes como a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, o Palácio Marcos Konder, a Casa de Cultura Dide Brandão e o Colégio Estadual Victor Meirelles.

A desocupação da praça ocorreu em 2015 para dar continuidade ao restauro do Palácio Marcos Konder e a construção do anexo do Museu Histórico. O espaço de convivência conta com bancos, arborização e bicicletário, além de sediar frequentemente feiras de artesanato, eventos do município e intervenções culturais. 

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais