Secretaria de Educação da Capital promove COEB 2022 na semana que vem


O Congresso de Educação Básica 2022, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, será realizado nos dias 1° e 2 de fevereiro (terça e quarta-feira), no formato online através do Portal Educacional e transmitido via youtube: http://www.pmf.sc.gov.br/portaleducacional/.

A temática será: “Práticas Pedagógicas Inovadoras e Humanistas: Possibilidades para uma Educação Integral”.

O evento contará com a participação de educadores da rede municipal de ensino e estudiosos renomados na área, como Maria do Pilar Lacerda, ex-secretária nacional de Educação Básica do MEC e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas.

Quem também participará do congresso é o português José Augusto Pacheco, professor e presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, Portugal.

Por meio de conferências, palestras, relatos de experiências e pesquisas, o congresso busca o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da educação, assegurando a produção e a difusão de conhecimentos, como também a qualificação dos processos pedagógicos atuais por meio da articulação entre a pesquisa e o ensino.

 

 

Abertura

A conferência de abertura, que será realizada na terça-feira, 1° de fevereiro, às 10 horas da manhã, será feita por Maria do Pilar Lacerda. Ela aborda “Educação Integral: A Escola como Espaço de Transformação”.

Graduada em história pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Gestão de Sistemas Educacionais pela PUC – Minas Gerais, Maria do Pilar Lacerda foi secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, presidente nacional da Undime, secretária nacional de Educação Básica do ministério da Educação e diretora da Fundação SM Brasil.

Atualmente é pesquisadora associada da Fundação Getúlio Vargas e assessora da rede de Cooperação Intermunicipal de Educação. 

 

 

Comunicação Oral de Pesquisa

 

 

No primeiro dia do COEB os profissionais ligados à rede municipal de ensino e pesquisadores farão apresentações dos seus  trabalhos de pesquisa a partir das 14h.

Débora Raquel Schutz, mestra em educação e diretora de educação infantil da Secretaria de Educação da Capital, abordará “Constituição da docência e suas especificações na educação infantil e anos iniciais: uma genealogia do professor da Educação”.

As doutoras em educação Paula Cortinhas de Carvalho Becker e Edilene Eva de Lima falarão sobre “Educação Integral como Potencial Campo para os Redesenhos Curriculares”, e a mestra em Educação Tatiana Mina Valentim Bernardes irá expor sua pesquisa sobre “A Literatura de Temática das Culturas Africanas e Afro-brasileira nos Acervos do Programa Biblioteca da Escola “PNBE” para a Educação Infantil”.

No segundo e último dia do evento, quarta-feira, às 14h15, a professora doutora da UFSC Dulce Márcia da Cruz abordará o tema “Aprendizagem com jogos digitais em tempos de pandemia”, e a doutora em Educação Fernanda da Silva Lino falará sobre “Cyberbullying e Educomunicação: A Criação e o Fortalecimento de Ecossistemas Educomunicativos como Reação e Superação da Violência Virtual”.

Relatos de experiência

 

 

No total 13 profissionais da rede municipal de ensino de Florianópolis irão compartilhar as práticas realizadas em sala de aula por meio dos relatos de experiência. Serão abordados temas como: Gestão escolar democrática e inovadora;  Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação popular e territórios em tempos pandêmicos; Vivências de uma gestão para as infâncias e perspectivas de planejamento coletivo para os docentes.

Palestras 

Duas palestras serão realizadas no segundo dia do evento, a primeira, às 8 horas da manhã, abordará “Gestão Escolar: Articulação Entre Escola e Comunidade”, ministrada  pelo doutor em Educação Casemiro Campos. A segunda, às 13 horas, “Educação Digital e a Conectividade”, será proferida pelo professor doutor da UFSC Neri dos Santos. 

 

 

Encerramento

 

 

Para finalizar a XI edição do Congresso de Educação Básica, na quarta-feira, 2 de fevereiro, às 18 horas, “A Escola com Futuro” será ministrada pelo professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal) José Augusto Pacheco.

Ele possui doutorado em ciências da Educação, tendo como principais áreas de atividade científica: estudos curriculares, desenvolvimento curricular, avaliação, formação de professores e desenvolvimento profissional.

Atualmente, é presidente, docente do Instituto de Educação e integrante  do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, coordenador do mestrado em ciências da Educação, área de especialização em desenvolvimento curricular e inovação educativa.

 PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

1º DIA – 1/2/2022 – TERÇA-FEIRA

9h às 10h – Solenidade de abertura

10h às 11h30 – Conferência de abertura

 

Maria do Pilar Lacerda

Ex-secretária nacional de Educação do MEC e pesquisadora na Fundação Getulio

Vargas (FGV)

“Educação Integral: a escola como espaço de transformação”

Ementa: Concepções e práticas de educação integral; A escola como espaço de vivências; permanência e aprendizagem; projeto político pedagógico contemporâneo.

14h às 16h – Comunicação Oral de Pesquisas

Débora Raquel Schutz

Mestra em Educação e diretora de Educação infantil da SME

 “Constituição da docência e suas especificações na educação infantil e anos iniciais: uma genealogia do professor da Educação Básica”

Paula Cortinhas de Carvalho Becker e Edilene Eva de Lima

Doutoras em Educação

“Educação Integral como potencial campo para os redesenhos curriculares”

Tatiana Mina Valentim Bernardes

Mestra em Educação

 “A literatura de temática das culturas africanas e afro-brasileira nos acervos do

programa biblioteca da escola “PNBE” para a Educação Infantil”.

16h30 às 18h30Relatos de experiências: práticas pedagógicas nas unidades educativas

Diego Pacheco

Doutor em Historia e coordenador de núcleo da EJA

Ronaldo Schmitz

Professor da EJA

“Lugares e sujeitos de resistência: EJA, Educação Popular e territórios em tempos pandêmicos”.

Ildo Janir Turatti

Diretor da EBM Maria Conceição Nunes

“Momentos, acolhida e retomada das atividades presenciais na EBM Maria Conceição Nunes”

Alana Rodrigues Lisboa e Eloirda Eich

Creche São Francisco de Assis

“É meu, é seu, é nosso! Vamos juntos cuidar do meio ambiente!”

 

2º DIA – 2/2/2022 – QUARTA-FEIRA

 

8h às 9h30 – Palestra

 

Casemiro Campos

Doutor em Educação

“Gestão Escolar: articulação entre escola e comunidade”

Ementa: Gestão escolar e docência; Práticas de articulação entre escola e comunidade; Gestão Escolar democrática e inovadora; Organização dos tempos e espaços de trabalho coletivo. 

9h45 às 11h45 – Relatos de experiências: práticas pedagógicas nas unidades educativas

 
Marina Mariah Scariot

Diretora do NEIM Anirson Antônio das Chagas

 “NEIM Anirson: Vivências de uma gestão para as infâncias e perspectivas de planejamento coletivo para os docentes.”

Valquíria Hillesheim Lamb

Professora do NEIM Otília Cruz

“NEIM OTÍLIA CRUZ: Caminhos possíveis, caminhos percorridos”. 

Michele Karine Setubal e Deyse Estevão Fagah

Casa São José – Conveniada

 “Casa São José: de mãos dadas com a comunidade”.

13h às 14h: Palestra

 

Neri dos Santos

Professor Doutor da UFSC

 “Educação digital e a conectividade”

14h15 às 15h35 – Comunicação Oral de Pesquisas

  

Dulce Márcia da Cruz

Professora Doutora da UFSC

“Aprendizagem com jogos digitais em tempos de pandemia”.

Fernanda da Silva Lino

Doutora em Educação

“Cyberbullying e Educomunicação: a criação e o fortalecimento de ecossistemas educomunicativos como reação e superação da violência virtual”

15h45 às 17h20 Relatos de experiências: práticas pedagógicas nas unidades educativas

 
Bruno Borges Becker e Gisele Toledo

Bairro Educador

“Bairro Educador: transformando vidas”

Eliane Brusco das Chagas

Diretora do Neim Doralice Maria Dias

“Gestão Escolar democrática e inovadora”

Marrara Laurentino Gomes

Professora do EBM Escola do Futuro

“Malayka: Memórias de um passado recente”.

17h30 – Encerramento

18h  – Conferência de Encerramento

 

José Augusto Pacheco

Professor da Universidade do Minho (Portugal) e Doutor em Educação

A escola com futuro”

Ementa: A educação e a escola na pós-pandemia, a educação e as múltiplas inovações e tendências do nosso tempo; o futuro da educação; diferentes aprendizagens; relação entre estudantes, famílias, professores e conhecimento.

galeria de imagens


Comente com o Facebook