- PUBLICIDADE GOOGLE-

Edital Cultura Criciúma: oficina de bordado visa fomentar uma nova fonte de renda


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

Linhas, agulhas e tecidos que se transformam em flores, formas, imagens e aonde a criatividade levar. O bordado está se tornando uma nova fonte de renda e para fomentar e incentivar a prática no município, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) receberá uma oficina de bordado por três fins de semana no mês de fevereiro. Ministradas pela proprietária do Jurema Bordados e uma das contempladas no Edital Cultura Criciúma, Fernanda Sabino, as aulas serão no Centro Cultural Jorge Zanatta. Os interessados podem realizar a inscrição, até o dia 4 de fevereiro, por meio do link: forms.gle/GFtUCprmHu6YwPSt8.

O projeto é intitulado de ‘Transformando linhas: oficinas de bordado em Criciúma’ e os encontros serão divididos em três grupos, um cada fim de semana, com até dez pessoas. Os participantes aprenderão sobre pontos básicos do bordado livre. “Um ponto importante no bordado livre é que ele permite a materialização de diferentes formas, desenhos e texturas, deixando a artista livre para ousar nas temáticas e construir peças diferenciadas. Resgatar as técnicas antigas e repaginá-las com temáticas atuais”, ressaltou a contemplada pelo Edital Cultura Criciúma.

Continua após o anuncio

O bordado também pode ser uma segunda ou a fonte principal de renda, como aconteceu com a Fernanda. Segundo ela, o interesse veio em 2018 com pesquisas no Pinterest e Instagram. A vontade ampliou durante o isolamento social, com a compra de cursos online. “Foi uma surpresa, porque eu gostei bastante de fazer os bordados e comecei a receber algumas encomendas, e hoje, estou trabalhando só com isso”, comentou.

A oficina é para democratizar o bordado, porque é uma prática relaxante e ao mesmo tempo uma expressão de arte e de fácil acesso. Então, as pessoas podem vender e contribuir para uma segunda fonte de renda”, completou. Os encontros estão marcados aos sábados, nos dias 5, 12 e 19 de fevereiro, das 9h às 12h. As peças desenvolvidas pela Fernanda estão disponíveis no Instagram @juremabordados e qualquer dúvida pode entrar em contato pelo WhatsApp (48) 9-9651-8261.

Continua após o anúncio

Materiais utilizados durante a oficina

Os alunos receberão um kit, de forma gratuita, para usar durante as aulas, composto por um recorte de tecido medindo 20cm X 20cm, um bastidor para bordar no tamanho de 16 cm, duas agulhas de costura tamanho nº 09, quatro cores de linhas de meada, uma tesoura de arremate e uma apostila. De acordo com a Fernanda, o material impresso contém passo a passo dos pontos ensinados durante as oficinas.

Edital Cultura Criciúma 2021

A oficina foi um dos 30 projetos aprovados pelo Edital Cultura Criciúma 2021. “Esta iniciativa tem uma característica particular, o bordado é algo tradicional dentro da área do artesanato, porém a artista traz um novo olhar sobre esse gênero artístico, um olhar de transformação para algo já conhecido. A expectativa da artista é usar este trabalho como um desdobramento para vários outros, sendo um exemplo de como o Edital Cultura pode ser usado como o primeiro passo para muitos profissionais”, frisou o diretor de cultura da FCC, Clairton Rosado.

A iniciativa contempla os projetos com valores de R$ 4.460,00 cada, somando um total de R$133.800,00. O valor é proveniente do Fundo Municipal de Cultura e abrange as áreas de artes visuais, audiovisual, cultura digital e popular, Hip Hop, dança, literatura, música, patrimônio e teatro.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais