Alunos de Escolas Municipais de Joinville conquistam 72 medalhas na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática


A Rede Municipal de Ensino de Joinville conquistou 72 medalhas na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição realizada em duas etapas no ano letivo de 2021. Ela é considerada a maior competição científica entre estudantes da Educação Básica no país.

O resultado foi divulgado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que promove a OBMEP com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A aluna Vitória de Farias Schio, 13 anos, da Escola Municipal João de Oliveira; e o aluno Vinícius Wilbert Hack, 15 anos, da Escola Municipal Bernardo Tank, alcançaram notas para serem contemplados com medalhas de ouro. Os dois são alunos da Rede Municipal de Joinville desde o início do Ensino Fundamental e dividem a paixão e o talento pela matéria.

“Ele ganhou medalha de bronze no 6º ano e de prata no 7º ano, mas em 2020 a Olimpíada de Matemática não aconteceu por causa da pandemia. Então, no ano passado ele estava decidido a ganhar a medalha de ouro e se dedicou muito na preparação: assistiu a vídeoaulas e participou de jornadas de estudos com outros estudantes”, conta a mãe de Vinicius, Michele Wilbert Hack.

Outros 20 alunos das escolas municipais de Joinville conquistaram medalhas de prata e 50 receberão medalha de bronze. É um aumento de 71% em relação ao resultado da Rede Municipal de Joinville na última OBMEP, realizada em 2019.

“Incentivamos a participação dos alunos nestas competições, pois entendemos que essas experiências promovem o crescimento intelectual e emocional e são de um grande incentivo para que se dediquem ainda mais aos estudos nas áreas em que demonstram talento. Também temos uma equipe de professores muito comprometidos, dedicados à pesquisa e com conhecimento pedagógico elevado. Em 2021, eles se uniram para criar um treinamento especial com os alunos para a 2ª fase da OBMEP, para auxiliá-los a ficarem mais seguros no dia da prova”, explica o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari.

Além dos alunos medalhistas, 16 professores de matemática das Escolas Municipais de Joinville também foram premiados. Eles foram considerados destaques entre os educadores por causa do engajamento de suas turmas e pelos resultados dos alunos em 2021 e receberão diplomas e livros como premiação. As escolas Pastor Hans Muller, Governador Pedro Ivo Campos, Therezza Mazzolli Hreinsemnou e Virginia Soares também foram premiadas pelo alto desempenho de seus estudantes nessa edição da OBMEP, e receberão kits didáticos para o ensino de matemática.

Os alunos premiados receberão as medalhas quando retornarem para as aulas, após o início do ano letivo, em 7 de fevereiro. Eles também são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) do Impa, o que inclui o recebimento de uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A estrutura e o planejamento do programa ainda serão definidos e divulgados pela instituição.

Comente com o Facebook