- PUBLICIDADE GOOGLE-

Verão em Itajaí: Parque do Atalaia é opção turística e de lazer em meio a natureza


O Parque Natural Municipal do Atalaia é um importante espaço turístico e de lazer de Itajaí que permite ao visitante admirar o município em 360 graus. O espaço, mantido pelo Instituto Itajaí Sustentável, recebeu 15.953 visitantes em 2021 e está aberto para visitação de quarta a domingo. O local é ideal para apreciar as belezas naturais da cidade e estar em contato com a natureza.

Continua após o anúncio

A população pode aproveitar diversos atrativos no Parque do Atalaia. Entre eles deck de contemplação, parque infantil com brinquedos e pavimento ecológico permeável com sinalização adequada e acessibilidade. Há ainda o Mirante Água que garante uma vista panorâmica da cidade e praias.

Devido à pandemia, algumas medidas de prevenção e controle foram estabelecidas para que todos tenham segurança ao visitar o local. O uso de máscaras de proteção é obrigatório durante todo o tempo de permanência no local, há álcool em gel disponível para higienização das mãos e controle de acesso. O limite máximo de pessoas é de 30 visitantes simultâneos no local. É preciso que as pessoas mantenham o distanciamento seguro e evitem aglomerações.

Continua após o anuncio

O Parque Natural Municipal do Atalaia está localizado rua Lila Heusi, s/nº, no bairro Fazenda. O acesso pode ser feito pelo lado oeste através da avenida Osvaldo Reis. O complexo funciona de quarta a domingo, das 8h às 18h, com entrada gratuita. A entrada é permitida até 17h30.

No local, não é permitido acampar, fazer fogueira, consumir bebidas alcoólicas, alimentar a fauna silvestre e retirar ou danificar o material vegetal do parque. Além disso, não é permitido que as pessoas acessem o local com motos ou carros, com exceção para idosos ou pessoas com algum tipo de deficiência.

Continua após o anúncio

Trilha das Cotias

Outra opção de passeio no complexo é a Trilha das Cotias. Em 700 metros de percurso, o visitante poderá contemplar uma vista panorâmica da Praia do Atalaia e Molhes da Barra. O passeio é feito somente com agendamento prévio e há limite de 10 pessoas por horário.

As saídas acontecem no Mirante Água, localizado no Parque do Atalaia, e seguem sentindo ao Centro Educacional Ambiental (CEA). Em média, entre ida e volta, passeio é realizado em uma hora. A dificuldade é considerada moderada, no entanto, a trilha não é indicada para crianças e idosos.

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) recomenda que os participantes usem roupas leves e calçados adequados para trilhas, e levem água. É obrigatório o uso de máscara durante o passeio. As inscrições para o passeio são feitas através dos telefones do Viveiro Municipal: (47) 3349-7255 (Ligações) e (47) 98858-9453 (WhatsApp).

Confira os dias e horários da Trilha das Cotias:
Quartas e sextas-feiras, além do primeiro sábado de cada mês
Saídas: 8h30 e 10h30
Limite de 10 pessoas por horário 

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais