Prefeitura de Joinville lança edital para contratação de fiscalização eletrônica


A Prefeitura de Joinville lançou nesta quarta-feira (5/1), o Edital 011/2022, para contratação de empresa especializada na prestação de serviços de fiscalização automática de trânsito e monitoramento estatístico. Com esse processo, a Prefeitura ampliará os pontos com radar fixo OCR/LAP, que são equipamentos com reconhecimento automático de placas veiculares e consulta em banco de dados para identificação de veículos em situação irregular.

No contrato anterior, Joinville era coberta por 59 faixas de tráfego monitoradas com OCR. Com o novo contrato, todas as 226 câmeras terão a tecnologia OCR.

“Com isso, passaremos a ter a capacidade de leitura dos dados referentes à identificação dos veículos que trafegam em Joinville. Num primeiro momento, serão 226 câmeras, espalhadas por toda a cidade. É mais uma ferramenta importante para a segurança da nossa cidade”, explica Paulo Rigo, secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville.

Um radar OCR pode verificar as placas dos veículos em tempo real, averiguando irregularidades nos documentos ou até mesmo se possui registro de roubo ou furto. Todos esses alertas são enviados para o centro de monitoramento.

Os equipamentos não servem apenas para a fiscalização de velocidade no trânsito. As faixas monitoradas com OCR realizam a contagem de tráfego, classificando por porte de veículo. Esses dados estatísticos são utilizados para estudos de tráfego do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans).

A licitação, que é na modalidade pregão eletrônico do tipo menor preço, está em fase de recebimentos de propostas. O valor estimado total da execução dos serviços do Edital 011/2022 é de R$ 36.378.721,92.

A sessão pública ocorre no dia 17 deste mês, às 8h30. O serviço contempla a disponibilização dos equipamentos, a implantação, a operação, a manutenção preventiva e corretiva dos mesmos, incluindo licenças de softwares e suporte técnico.

O Edital 011/2022 está disponível no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/EditalRadaresJlle).

Comente com o Facebook