Aniversário de Criciúma tem alteração na programação


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O Município de Criciúma celebra 142 anos de história nessa quinta-feira (6). Duas grandes inaugurações vão marcar a data: a Escola Municipal Filho do Mineiro, no bairro Metropol, e o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), no Parque das Nações Cincinato Naspolini. O show nacional com a dupla João Neto e Frederico, que fazia parte da programação, será transferido para uma nova data, ainda a ser definida. “A decisão foi tomada em conjunto com uma equipe técnica do município. Apesar de contarmos com o Protocolo Evento Seguro, e a possibilidade de aplicação de todas as normas sanitárias, entendemos que essa é a melhor decisão para o momento”, esclareceu o prefeito Clésio Salvaro.

Programação mantida

A programação do aniversário da cidade inicia as 8h, com Missa de Celebração na Catedral São José, seguida de corte do bolo. Logo depois, às 10h30, haverá a inauguração da EMEB Filho do Mineiro, uma das maiores escolas da rede municipal de ensino. Com recursos próprios, a Administração Municipal investiu aproximadamente R$ 7 milhões na construção da nova estrutura, que vai receber mais de quinhentos alunos no ano letivo de 2022. A escola terá 24 salas de aula, quatro para a Educação Infantil com banheiros adaptados, salas administrativas, área multiuso, auditório, laboratório de ciências, salas de artes, playground infantil e refeitório.

Às 18h30, o Centro de Convivência da Terceira Idade será entregue à população. O espaço, que antes funcionava no Morro Cechinel, oferece atividades gratuitas que contribuem no processo de envelhecimento saudável para pessoas acima de 60 anos e passará a atender mais de 3 mil idosos por mês, após a mudança para o novo local. A solenidade de entrega do espaço vai contar com apresentações artísticas, que iniciam as 17h30, e vai seguir o Protocolo Evento Seguro.

A entrada no CCTI será controlada, com acesso limitado em dois portões: o portão lateral, na rua da Gente, e o portão localizado na Avenida Centenário. “Será exigida carteirinha de vacinação com o ciclo vacinal completo ou teste negativo para Covid-19, respeitando o limite de até 48h para o teste de antígeno e até 72h para o PCR. Esse cuidado é para garantir a segurança dos visitantes”, explicou o secretário de saúde do município, Acélio Casagrande.

Novo cenário epidemiológico

Além da decisão de adiamento do show nacional, que evita um ambiente de aglomeração, a Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar os atendimentos voltados aos pacientes com sintomas gripais. A decisão foi tomada por conta do aumento de casos de Covid-19 registrado nos últimos dias. “Estamos em um cenário epidemiológico diferente do que vislumbrávamos há algumas semanas. E isso não é um problema local. O número de positivados no mundo, com Covid-19, apresentou um grande saldo nos últimos dias, realidade que tem sido vista no Brasil e não é diferente por aqui”, destacou o secretário. “Portanto, intensificar os cuidados é fundamental e pedimos que a população colabore. A vacinação também é essencial, e tem demonstrado redução significativa nos casos graves”, reforçou.

A Secretaria de Saúde definiu, ainda, pela ampliação do atendimento em cinco Unidades Básicas de Saúde de Criciúma, sendo uma em cada distrito. “Em cada uma delas, haverá atendimento a pacientes sintomáticos até as 22h, o que deve facilitar o acesso dos moradores, com um atendimento descentralizado”, informou o secretário. A ampliação no horário será realizada a partir da próxima sexta-feira, nas UBSs dos bairros Centro, Quarta Linha, Pinheirinho, Santa Luzia e Rio Maina/Wosocris. Além disso, pacientes sintomáticos também podem procurar atendimento em todas as UBSs do município, das 8h às 17h. “Lembramos que o atendimento nas unidades é apenas de segunda a sexta-feira. Além disso, temos ainda à disposição da população, a unidade 24h do Boa Vista e a UPA da Próspera”, concluiu.

Atendimento durante o feriado

Nesse dia 6 de janeiro, feriado municipal, além das unidades de atendimento 24h, as equipes de saúde do município vão atender pacientes sintomáticos na UBS Centro, das 7h às 22h.

Comente com o Facebook