Prefeitura de Blumenau inicia distribuição de carnês do IPTU 2022


A partir desta semana, os 172.340 carnês do IPTU 2022 começam a ser distribuídos aos proprietários de imóveis em Blumenau. De acordo com a Secretaria da Fazenda, a previsão é de que até o final do mês todos estejam entregues.

Para este ano, a expectativa de arrecadação é de R$117 milhões, recursos que serão aplicados na prestação de serviços para a população. “Sabemos que o blumenauense gosta de ter as contas em dia, por isso priorizamos a entrega logo no início do ano. O IPTU é um dos poucos impostos que vão direto para os cofres do município. Para a Prefeitura é um recurso importante, pois é com ele que custeamos serviços nas áreas de saúde, educação, manutenções, obras, entre outros”, ressaltou o prefeito Mário Hildebrandt.

O reajuste seguiu o mesmo critério dos últimos anos, sendo feito com base no INPC apurado entre dezembro de 2020 a outubro de 2021. O pagamento à vista pode ser feito até o dia 14 de fevereiro, com 5% de desconto; ou até o dia 14 de março, com 3% de desconto. Ou também é possível parcelar em até 11 vezes, sendo que o valor mínimo da parcela é de R$20,00.

O contribuinte que desejar, poderá doar parte do imposto para as iniciativas sociais, por meio da guia branca – a primeira do bloco. O imposto é pago integralmente e o valor correspondente ao desconto do pagamento à vista é destinado ao Fundo Municipal de Assistência Social, que posteriormente repassa às OSC’s com projetos selecionados por meio de edital.

Neste ano, os pedidos de alteração cadastral, revisão de cálculo, entre outros, poderão ser feitos por meio de processo digital, acessando a Carta de Serviços (blumenau.sc.gov.br/cartadeservicos), pesquisando por IPTU. Quem tiver dúvidas, poderá ligar para 3381-6847 ou 6848, ou pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo whatsapp (47)99699-0946.

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith

postada em 04/01/2022 10:09 – 29 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook