Criciúma: CCZ encontra novo foco de mosquito da dengue


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Criciúma identificou um novo foco do mosquito da dengue. Os vetores da doença foram encontrados em uma armadilha, na última segunda-feira (3), em um comércio do bairro Quarta Linha. O CCZ é responsável pela prevenção e controle de doenças transmitidas por animais às pessoas.

No combate à dengue, o órgão realiza a vistoria constante de suas armadilhas, além de pontos estratégicos, locais com atividades de risco de procriação do mosquito. Foi em uma destas rotinas de monitoramento que o foco foi identificado. “Por se tratar de uma prioridade, a descoberta mobilizou todos os agentes. Neste caso, a armadilha antiga foi trocada por outra nova. Faremos ainda vistorias nos imóveis próximos ao foco, passando orientações e coletando amostras, caso encontradas”, afirmou a coordenadora do CCZ, Simone da Cruz.

Conforme informações da coordenadora, o protocolo padrão inclui duas visitas: a inicial, que realiza a determinação de foco e, dois meses depois, uma varredura na área. Caso necessário, os profissionais fazem uso de larvicidas para combater a proliferação do mosquito. De acordo com ela, esse foi o primeiro foco identificado no ano.

Medidas para prevenir a procriação do mosquito

Confira algumas medidas recomendadas pelo CCZ para combater a dengue:

– Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou mantenha-os em local seco;

– Embale e descarte adequadamente lixos que possam acumular água;

– Confira regularmente recipientes de água dos pets;

– Não deixe água da chuva acumular sobre a laje;

– Mantenha tonéis e barris sempre tampados;

– Mantenha calhas limpas e desobstruídas;

– Mantenha caixa d’água limpa e tampada;

– Guarde garrafas de cabeça para baixo;

– Retire pratos dos vasos de plantas.

Comente com o Facebook