Saúde reforça ações contra a Covid e Influenza e pede cuidados para a população


Devido ao aumento de atendimentos, principalmente na UPA e Ambulatório Verdão, a Secretaria de Saúde de Chapecó está tomando algumas medidas para alertar a população, para que mantenha os cuidados sanitários.

“Percebemos que, com a flexibilização de algumas regras, muita gente abandonou práticas como uso de máscaras, uso de álcool gel e lavagem frequente das mãos”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lilian Galão.

A partir desta segunda-feira equipes da Vigilância Sanitária em conjunto com CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), reforçaram as ações de orientação em saúde para minimizar a propagação do coronavírus e da Influenza. As equipes circularão no comércio, indústrias e bares para intensificar as recomendações para prevenção das síndromes gripais, salientando o uso da máscara, higienização das mãos, uso de álcool gel, distanciamento, entre outros.

“Esse reforço na fiscalização/orientação é necessário para evitar que o número de infectados em Chapecó volte a subir, já que estamos com o cenário ainda estável ” diz, Michela Pertile -Coordenadora do CEREST Regional de Chapecó .

O gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, destacou que o número de ativos e suspeitos de Covid, que já estiveram abaixo de 100, estavam em 109 e 147, no boletim epidemiológico desta segunda-feira.

Além disso os atendimentos na UPA 24h, praticamente dobraram após o Natal. Na semana anterior ao Natal, o número de consultas na UPA oscilou entre 36 e 77 pessoas. Após o dia 27 oscilou de 103 até 228, no dia 31 de dezembro. Somando os atendimentos totais passaram de 500 em alguns dias, sendo 578 na quarta-feira passada.

“Somente hoje no início da tarde tínhamos mais de 100 pessoas esperando atendimento na UPA. O movimento dobrou. Por isso vamos reabrir o PA da Efapi para atendimento de sintomas respiratórios. Apesar de termos apenas um caso confirmado de H3N2, estamos enfrentando um surto de Influenza e por isso precisamos que as pessoas tomem cuidado e busquem a vacina não só da Covid, mas também da gripe. Temos 12 mil doses disponíveis nas unidades de Saúde, Vacimóvel e UFFS”, disse Momoli.

A recomendação é para quem tem algum sintoma respiratório, que procure atendimento no PA Efapi, UPA e Verdão. Se for criança, deve ir no Hospital da Criança. Já outros atendimentos leves devem ser buscados nos postos de saúde. Quem estiver com sintomas gripais deve usar máscara em todos os ambientes. Os demais, em ambientes fechados ou de aglomeração. Mas a regra continua sendo evitar aglomerações e manter os locais arejados. Tudo para evitar cenas como as vistas em 2021.

Comente com o Facebook