Secretário de Agricultura anuncia em Chapecó medidas para combater a estiagem


Na tarde desta quinta-feira o prefeito em exercício de Chapecó, Itamar Agnoletto, recebeu em seu gabinete o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Altair Silva, que anunciou medidas para combater a estiagem na região. O diretor de Agricultura e responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Chapecó, Jonas Bringhenti, acompanhou a reunião.

“Nós fizemos uma avaliação da situação e temos estimativas de perdas de 40% no milho,30% na soja e 20% no leite. Há possibilidade de decretarmos situação de emergência para que os produtores possam acessar créditos e seguro”, disse Agnoletto.

De acordo com o prefeito, o secretário Altair Silva informou que o governo do Estado deve disponibilizar um Auxílio Emergencial para amparar os pequenos agricultores atingidos pela estiagem, que poderá chegar a R$ 10 mil, com desconto de 50% para quem pagar em dia. Os produtores que tiveram perdas com a falta de chuva devem procurar os escritórios da Epagri. Além disso outros investimentos estão sendo feitos na captação, armazenagem e distribuição de água.

Em Chapecó estão sendo distribuídos 30 mil litros de água por dia, com dois caminhões da Prefeitura e ontem foi anunciado o reforço de mais um caminhão pipa, da Casan.

Comente com o Facebook