Secretaria de Saúde ativa mais quatro consultórios médicos na UPA CIS para agilizar atendimentos em casos respiratórios


A Secretaria de Saúde Itajaí ampliará os consultórios médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. Atualmente, por plantão, a unidade atende com sete médicos e, a partir das 14h desta quarta-feira (29) novos quatro consultórios serão ativados para atender a alta demanda de pacientes com sintomas respiratórios, totalizando 13 salas para atendimento à população. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cordeiros, seguirá com quatro consultórios médicos por plantão.

Além do aumento no número de médicos na UPA CIS, haverá ampliação nas equipes de enfermagem, triagem e também na equipe de apoio que são os profissionais que circulam no local identificados como – Posso Ajudar – a fim de orientar os pacientes quanto ao atendimento no local.

A Secretaria de Saúde reforça o pedido à população para que em casos de sintomas respiratórios leves, o paciente busque atendimento na unidade de saúde de referência do bairro. Em casos mais graves o usuário deve ir até uma das UPAs 24h que seguem com atendimento ininterrupto.

Clique aqui para acessar os contatos das Unidades de Atendimento à População.

No caso de crianças de 0 a menores de 14 anos, a referência é a Unidade de Atendimento infantil, anexa ao Hospital Pequeno Anjo. A estrutura é conveniada ao município de Itajaí e mantém funcionamento 24 horas para crianças com ou sem sintomas de Covid-19.

A Unidade Infantil conta com recepção, três consultórios médicos, sala de emergência/estabilização, sala de gesso, raio-x, ultrassonografia e sala de observação com cinco leitos. A entrada para a unidade é feita pela rua João Bauer, em local identificado com placa.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Parodi, ressalta que os sintomas das doenças respiratórias são similares, por tanto é necessário que a pessoa esteja atenta e busque orientação médica. “Estamos percebendo um aumento de casos de Síndrome Gripal com resultados negativos para Covid-19, o que é aceitável por que a há um ritmo intenso na aplicação da vacina contra o Coronavírus. Porém, o vírus H3N2 está circulando em algumas localidades assim como o H1N1”, pontua.

Até o momento, não há casos confirmados da nova cepa Darwin (H3N2) em Itajaí. Porém, para evitar o agravamento dos casos é preciso manter as medidas já adotadas para Covid-19, como distanciamento, uso de máscaras, higiene das mãos, evitar aglomerações e locais fechados.

Unidades de saúde com atendimento até as 21h
Sete unidades de saúde do município estão com horário de atendimento estendido para vacinação contra Covid-19 e Gripe Influenza. As UBS’s do Rio Bonito, Jardim Esperança, Crescem, Centro-Vila, São João, Itaipava, e Santa Regina estão atendendo a população até às 21h, exclusivamente, para imunização enquanto houverem doses disponíveis.

Para se vacinar contra Covid-19 é obrigatório apresentar documento de identificação com foto, CPF e carteira de vacina, além de comprovante da condição no caso de gestantes, lactantes, puerperal e imunossuprimidos e declaração médica.

Adolescentes de 12 a 17 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis (presencial ou via termo de consentimento). Para vacina da influenza é necessário apresentar documento de identidade e carteira de vacina.

Expediente neste final de ano
Durante o feriado de 31 de dezembro, assim como os dias 1º e 02 de janeiro de 2022, as unidades básicas, centros especializados, farmácia municipal e outros órgãos administrativos da Secretaria de Saúde de Itajaí estarão fechados.

Quem necessitar dos serviços de saúde do município nesse período deve buscar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do bairro Cordeiros e do Centro Integrado de Saúde (CIS), além da Unidade de Atendimento Infantil junto ao Hospital Pequeno Anjo.  

Comente com o Facebook