- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura de Joinville institui Centro de Formação da Guarda Municipal


Nesta quinta-feira (16), o prefeito Adriano Silva sancionou a Lei Complementar 585/2021 e instituiu o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Joinville (CFTA).

Continua após o anúncio

Para o prefeito, a criação do novo centro representa um momento importante para Joinville e reflete a união existente entre os poderes Executivo e Legislativo que vêm atuando em parceria para alcançar resultados rápidos e assertivos em todas as esferas.

“A Guarda Municipal de Joinville deve se tornar referência para o Brasil. Com o Centro de Formação, nossos profissionais estarão sempre aptos às novas tecnologias, técnicas e práticas de segurança”, declarou.

Continua após o anuncio

O órgão, que será vinculado à Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), ficará responsável pela formação dos novos guardas municipais que ingressarem na corporação, bem como pela qualificação periódica que os profissionais recebem anualmente.

De acordo com o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo, a Unidade deverá entrar efetivamente em funcionamento já no mês de janeiro de 2022, com a formação dos novos servidores que serão convocados para integrar a Guarda Municipal.

Continua após o anúncio

“Vamos convocar 39 novos guardas municipais já aprovados em concurso público. Eles passarão pela segunda fase de formação, muito importante especialmente por conta do uso de armamento. Apenas na formação desse grupo, devemos economizar cerca de R$ 1 milhão com o CFTA”, afirma o secretário.

Além da formação inicial, com duração de aproximadamente 670 horas, os guardas municipais recebem, anualmente, qualificações periódicas que envolvem temas como legislação, policiamento comunitário, além de defesa pessoal, uso de armamento e tiro policial.

Com a criação do CFTA, será elaborada uma grade adaptada às especificidades do município, a partir da matriz já utilizada. A formação será aplicada por servidores já atuantes no serviço público, com formação em áreas como Direito, e aptos a atuarem como instrutores.

Para o comandante da Guarda Municipal de Joinville, Eduardo Ferraz, a realização do processo de treinamento dentro da estrutura do município vai valorizar a formação dos profissionais que entrarão em atividade com conhecimento abrangente sobre a dinâmica de trabalho da corporação.

Como resultados do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, o comandante destaca: “Será um ganho muito grande pois vamos formar guardas municipais de acordo com a realidade do nosso município, de acordo com a forma como nós já trabalhamos. Toda a experiência que adquirimos ao longo dos sete anos de atuação, já vamos transmitir para os novos servidores”.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais