Museu de Arte envia segundo lote para renovação


O Museu de Arte de Blumenau (MAB) encaminhou esta semana o segundo lote com as 21 obras do acervo que receberão novos chassis e molduras. A recuperação das peças faz parte de um projeto elaborado pela Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) aprovado no 3º Prêmio Herbert Holetz. Ao final do procedimento, 35 obras do acervo passarão por melhorias.

As primeiras 14 obras encaminhadas à empresa contratada para o serviço retornaram ao museu no dia 14 de dezembro. De imediato, seguiram para o restauro outras 21 peças representativas do final do século XIX e meados do século XX, de autoria de Annie Bruner, Braulio, Franz Becker, Hans Steiner, Helena Maya D’ Avila, Renate Dietrich e Rolf Lamers. “A parceria estabelecida com a Bluap, proponente do projeto, além de preservar importante patrimônio, viabilizará a realização de exposição no MAB, com elaboração de catálogo e tour virtual constituindo valioso material para estudo e pesquisa”, comenta o secretário municipal de Cultura Rodrigo Ramos.

Todas as obras contempladas com novos chassis e molduras migraram do Museu da Família Colonial para o MAB recentemente, e apresentavam contaminação dessas peças por agentes nocivos. ”A intervenção no segundo lote seguirá o mesmo tratamento estabelecido para o anterior, evitando o comprometimento das obras por fungos e outros agentes nocivos”, conclui a gerente do museu, Mia Ávila.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 16/12/2021 18:03 – 4 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook