- PUBLICIDADE GOOGLE-

Novos alargamentos de praia chegam ao IMA


A Prefeitura de Florianópolis deu mais um importante passo para a execução de novos engordamentos de praia da cidade. Na última semana, foram encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) os projetos executivos e os estudos ambientais simplificados para os alargamentos das faixas de areia dos Ingleses e de Jurerê, no Norte da Ilha. Os documentos seguiram acompanhados de solicitações de concessões da Licença Ambiental Prévia (LAP) para ambos os casos. 

Continua após o anúncio

Assim que essas licenças saírem já serão lançados os processos licitatórios para as contratações das empresas que vão ficar responsáveis por executar as obras, que contam com recursos assegurados e serão conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura. E, nesse ínterim, a Prefeitura fica no aguardo da Licença Ambiental de Instalação (LAI) do IMA para poder dar as ordens de serviço.

Ingleses

Continua após o anuncio

O engordamento dos Ingleses vai acontecer no trecho de 2.870 metros de extensão da Foz do Rio Capivari ao Canto Sul da praia, próximo das dunas, por ser o trecho de menor faixa de areia. Atualmente, ela é de cerca de 20 metros, na área da foz do rio, enquanto, no Canto Sul, chega a inexistir, em alguns pontos. A expectativa é a de que passe a ter uma largura uniforme de 45 metros, ao final das obras, e de 35 metros, após a conformação feita pela maré.

Para tanto, será deslocado de jazida que fica a mil metros da orla um volume total de 462 mil metros cúbicos de areia de mesma coloração e granulometria da praia.

Continua após o anúncio

Jurerê

No caso de Jurerê, será alargada toda a extensão da praia, de 3.380 metros. A ideia é a de que a faixa de areia, que assim como nos Ingleses inexiste em alguns pontos, fique com uma largura uniforme de 45 metros, inicialmente, e de 30 a 35 metros, depois da acomodação da maré. Neste caso, a jazida fica a 1.350 metros de distância da costa, e serão “puxados” 427 mil metros cúbicos de areia com as mesmas características da praia.

Cabe destacar que ambas as situações, dos Ingleses e de Jurerê, necessitaram apenas de estudos ambientais simplificados por envolverem menos de 500 mil metros cúbicos, cada um. Por isso, não precisam de Estudo de Impactos Ambientais, o EIA/Rima para que o IMA conceda a LAP.

Obra se paga

O secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, destaca que, pelos estudos realizados e pela experiência adquirida com o alargamento feito na praia de Canasvieiras, o desenvolvimento econômico da região pagará o investimento nas obras no prazo de cinco anos. “Obras assim geram emprego e renda, e promovem desenvolvimento econômico, além de garantir mais lazer e qualidade de vida aos moradores e turistas”.


Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail pauta@schoje.news ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais