- PUBLICIDADE GOOGLE-

Bandeira Azul é hasteada em duas praias e uma marina de Balneário Camboriú


Em uma cerimônia que reuniu líderes comunitários e autoridades locais, a Bandeira Azul foi hasteada para temporada 2021/2022 na Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú, na manhã desta quarta-feira (15). A Bandeira Azul é um selo internacional que sinaliza para a população que a praia tem qualidade de água e é segura. Além do Estaleirinho, a Praia do Estaleiro está com a bandeira hasteada. Na cidade, a Tedesco Marina também conquistou a bandeira e está entre as seis marinas brasileiras que receberam a certificação nesta temporada.

Continua após o anúncio

Ambas as praias tiveram aprovação, pelo quarto ano consecutivo, dos júris nacional e internacional do Programa Bandeira Azul. O selo é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios que envolvem qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos frequentadores e sensibilização ambiental.

Estaleiro e Estaleirinho ficam na região das Praias Agrestes de Balneário Camboriú, na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava, um local cercado de vegetação nativa. Há um ano, essa região tem um plano de manejo, que determina as diretrizes e regramentos para o desenvolvimento sustentável da APA.

Continua após o anuncio

“Quando unimos uma certificação internacional, que informa que a cidade tem gestão de praia, com um plano de manejo, que olhou para o ambiente, temos um indicativo de que podemos desenvolver a cidade e, ao mesmo tempo, buscar o convívio com a natureza”, disse a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi.

Na cerimônia, também foi entregue ao município a premiação Destaque em Educação Ambiental, que faz parte do Programa Bandeira Azul. O 1º Prêmio Destaque em Educação Ambiental é concedido às praias que executaram, na temporada 2020/2021, atividades que mantiveram a sociedade conectada com questões ambientais durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Balneário Camboriú foi premiada em razão da excelência das atividades educativas, incluindo episódios de webséries da Semana Bandeira Azul, com conteúdos educativos e bem-humorados.

Continua após o anúncio

A Bandeira Azul nas duas praias ficará hasteada durante a temporada de verão 2021/2022 e até a Páscoa (17 de abril). Ela é recolhida à noite e recolocada de manhã, ou seja, permanece nas praias enquanto há guarda-vidas.

Estaleiro e Estaleirinho estrearam no programa na temporada 2018/2019

Balneário Camboriú estreou no programa na temporada 2018/2019. No início de 2017, o município habilitou-se pela primeira vez a obter o certificado. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências, baseadas em 34 critérios. Entre as ações para a conquista do certificado, estavam a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade.

Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. Estruturas como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram instaladas. Para envolver a comunidade e os banhistas, foram feitas ações de educação ambiental nas praias. O trabalho continuou ao longo dos últimos anos.

“A avaliação das praias é anual. Todos os anos, o município tem que comprovar a capacidade de manter a praia limpa, de cumprir todos os critérios e também demonstrar o que já foi feito”, explicou a coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi.

___________________

Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3267-7080

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: André Felipe da Cunha(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais